ArtigosArtigos de Opinião

Terapia Equina Relacional : A cura com o Cavalo

Texto: Alexandra Santana

A relação com os cavalos continua a mostrar resultados fascinantes na área da Saúde o que nos leva a partilhar a história de Joana que tinha já 36 anos quando conseguiu finalmente controlar a constante indecisão e ansiedade que controlavam a sua vida e eram consequência de uma depressão de longa data. Através da relação que construiu com os cavalos em contexto terapêutico, conseguiu enfrentar situações da sua vida onde até aqui não tinha obtido sucesso “…os jogos com os cavalos obrigam-nos a olhar para dentro de nós com muito mais honestidade e a tomar decisões e comportamentos no aqui e no agora e isto tudo junto é um trabalho muito intenso de auto disciplina… Quando dei por mim o meu dia-a-dia tinha muito menos “stress” porque eu já conseguia regular as minhas emoções e comportamentos…”.

Também para Vitor, um menino de 5 anos com autismo a terapia com recurso a cavalos abriu novos horizontes. O Vitor não falava nem reagia bem ao toque mas logo desde o início que as sessões com os cavalos o tornaram mais receptivo para com o toque dos outros e aumentaram o seu nível de contacto visual com as pessoas. A grande conquista aconteceu quando o Vitor pediu aos pais para ver os cavalos “… ele já estava muito mais tranquilo em relação aos abraços, mais contacto visual…Mas quando pediu para ver os cavalos em casa foi uma surpresa muito grande, muito boa, nunca tinha acontecido nada do género…E agora aos poucos vamos alargando essa interacção a outros contextos e situações…”.

Quatro Patas e Uma Crina é o nome de um recente projecto de Saúde que associa a Terapia Assistida por Equinos à Terapia Psicomotora e a sua riqueza terapêutica deve-se à combinação certa entre técnicas e cavalos. Alexandra Santana, criadora do projecto explica que “…não é em qualquer centro hípico que se desenvolve um projecto deste tipo. O Centro Hípico da Costa do Estoril reúne as condições necessárias à implementação do projecto devido às condições de espaço que permitem que o trabalho decorra de forma tranquila e segura. As técnicas usadas na terapia exigem atenção, regulação de emoções, análise e tomada de decisão e estas são competências fundamentais para termos sucesso nas nossas vidas e os nossos clientes aqui vivem tudo isto num clima que promove estas aprendizagens…”. No que respeita à admissão ao serviço é-nos explicado que “…Os diagnósticos são importantes e fornecem boas linhas de orientação mas são as necessidades dos nossos clientes que definem se eles são elegíveis para a nossa terapia ou não. Preocupamo-nos em conhecer as necessidades reais dos clientes e em compreender de que forma aquilo que fazemos os pode beneficiar…”.

O projecto está registado como um serviço terapêutico com metodologia própria e estuda neste momento as várias hipóteses que se apresentam no domínio da investigação científica “…é um dos grandes objectivos do projecto contribuir para a comunidade científica pois existe ainda um fascinante percurso a realizar nesta área de intervenção no nosso país”.

X