Dica do Mês – As articulações
Texto: Dr. Henrique Cruz
A capacidade de flectir, estender e rodar as articulações, no esqueleto do cavalo, determina os parâmetros da sua habilidade atlética.Muitos factores contribuem para problemas articulares como desequilíbrios nutricionais, transtornos gastrointestinais, traumatismos, pré-disposição genética, conformação, ferração, aprumo do casco, distúrbios metabólicos, o desgaste quotidiano, e infecções (generalizadas ou localizadas na articulação).Por exemplo, uma simples entorse em poldro, se não for tratada adequadamente, pode iniciar um processo de deterioração da cartilagem que causará artrite e claudicação anos mais tarde.
O tratamento intensivo e efectivo de todas as lesões articulares, bem como a prevenção contínua, são a chave para manter as articulações em bom estado, principalmente no atleta equino.Quando se trata de comprar suplementos para tratar ou proteger as articulações (nutracêuticos), os consumidores devem ter muito cuidado. Cada vez mais, o mercado está invadido de produtos que reclamam certas propriedades ou conter determinados ingredientes. Contudo, os nutracêuticos não estão obrigados por lei a ser submetidos a testes de controlo de qualidade ou de pureza, como são os medicamentos farmacêuticos. Muitos produtos de administração pela via oral não contêm a concentração necessária para ter o efeito pretendido e que reclamam na etiqueta. Vários estudos já demonstraram que alguns produtos genéricos em alguns casos podem não ser tão seguros ou eficazes como a versão original patenteada. Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) têm efeitos adversos potenciais nas articulações. Nos humanos, os AINEs diminuem a qualidade do líquido sinovial, por isso o uso da fenilbutazona e do flunixina meglumina deve também ser limitado.
Uma má forma física, com o cavalo pouco musculado, ou um animal com excesso de peso, coloca uma pressão excessiva sobre as articulações. Por isso é muito importante manter os cavalos em boa forma física.
De seguida apresenta-se uma lista de produtos utilizados para tratar patologias articulares, e que foram sujeitos a estudos científicos que comprovaram a respectiva eficácia e segurança:
• Ácido Hialurónico – administrado por via endovenosa ou intra-articular
• PSGAG – Glicosaminoglicanos polisulfatados – administrado por via intra-muscular ou intra-articular
• Glucosamina e sulfato de condroitina com MSM – administrado por via oral