ArtigosManeio & Técnica

Dica do Mês: Calor, desidratação e eletrólitos

Texto: Dr. Henrique Cruz

A transpiração é um mecanismo essencial para uma boa saúde de qualquer cavalo. Tal como qualquer máquina ou motor, quando um cavalo trabalha o seu organismo produz calor. Esse calor tem de ser libertado pois caso contrário causará um sobreaquecimento do organismo com risco de choque por hipertermia. O modo mais eficaz dos equinos libertarem calor é precisamente através da transpiração. O suor é composto por água e uma quantidade de sais minerais, nomeadamente sódio, cloro, potássio e magnésio, vulgarmente designados por eletrólitos. Estes eletrólitos são essenciais para o funcionamento correto de várias funções metabólicas no organismo e a sua depleção pode comprometer o estado de saúde do cavalo.

Posto isto, quando um cavalo transpira em excesso, ele não só perde água, correndo o risco de ficar desidratado, como perde também uma quantidade significativa de eletrólitos, podendo por em risco o correto funcionamento do organismo.

Assim sendo, principalmente em condições de temperaturas elevadas, devemos estar atentos em manter os nossos cavalos bem hidratados e saudáveis. Uma das maneiras de salvaguardar esta medida é providenciar aos animais uma quantidade adequada de eletrólitos.

Os eletrólitos podem ser administrados de várias formas. A via oral, através de pós, granulados, pastas ou “pedras de sal” é o método preferencial em situações de prevenção e manutenção ou em casos clínicos de grau leve. Em situações mais graves de desidratação e depleção de eletrólitos, o cavalo pode ser tratado através de infusões administradas pela via endovenosa com soro e eletrólitos.

Não se preocupe se o seu cavalo transpira em excesso. Isso é normal e saudável. Preocupe-se sim em restabelecer as perdas de eletrólitos de modo a manter o animal em plena forma. O que não é normal, sendo aliás altamente prejudicial, é se o seu cavalo não transpirar quando trabalha em excesso. Se verificar que o seu cavalo não transpira durante o exercício deve pedir a um médico veterinário que examine o animal. Esta doença, denominada anidrose, pode ser facilmente reversível quando tratada atempadamente.

Por outro lado, se ignorada, pode ser mais difícil de tratar, podendo por em risco a saúde do cavalo.

X