ArtigosManeio & Técnica

Dica do Mês – Cataplasmas

Texto: Dr. Henrique Cruz

Tradicionalmente os cataplasmas têm sido utilizados nos equinos para o alívio da dor causada pela inflamação. São predominantemente utilizados nos membros para tratar afecções de tendões, ligamentos e articulações. O seu emprego em lesões do casco como pisaduras e abcessos também é muito popular. O tratamento da inflamação aguda, nomeadamente o alívio da dor e a redução do inchaço associado à inflamação, é importante para o processo de recuperação. Quanto menos tempo uma lesão estiver exposta aos agentes inflamatórios melhor será a qualidade da recuperação.Nesta pequena exposição vamos considerar dois métodos de aplicação de cataplasmas: o cataplasma a frio e o cataplasma a quente.

O tipo de cataplasma frio mais prevalente consiste na aplicação de argila ou greda. Este tipo de cataplasma é muito eficaz para lesões inflamatórias sem exposição de feridas na pele. Estes produtos devem ser evitados em situações de feridas ou lesões da pele. Também podem ser utilizados preventivamente depois de grandes esforços ou após um treino intensivo. O cataplasma quente causa dilatação dos vasos sanguíneos o que pode ter vantagem em situações em que se pretende um aumento do aporte sanguíneo a uma determinada região. Este tipo de cataplasma é particularmente indicado para situações de abcessos no casco ou na porção distal dos membros. A aplicação de um cataplasma não tem efeitos adversos desde que aplicados correctamente e pode ter efeitos benéficos na resolução e prevenção de muitas lesões.

Existem materiais comercialmente preparados para a aplicação de cataplasmas quer frios e/ou quentes. Recomenda-se que sejam seguidas as instruções da embalagem em relação ao método de aplicação a não ser que o médico veterinário lhe dê instruções específicas.

X