ArtigosManeio & Técnica

Dica do Mês – Reduzir o stress…

Texto: Dr. Henrique Cruz

Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas sofrem de stress; mas e os cavalos? Os cavalos são animais de manada que evoluíram a pastar em áreas extensas nas quais passavam cerca de 20 horas diárias a comer. Conforme já foi dito aqui anteriormente, os cavalos têm o instinto de “fuga ou luta”, o que significa que perante uma situação de medo ou ameaça, o animal sofre alterações fisiológicas (libertação de adrenalina, cortisol, aumento da frequência cardíaca e aumento do aporte de sangue aos músculos) que fazem com que ele se ponha em fuga ou que ataque (mordendo, empinando-se e dando com as mãos ou coices). No entanto, nós domesticamos os cavalos de modo a comportarem-se como nós queremos, o que pode entrar em conflito com os seus instintos naturais.

Colocamos os cavalos em espaços confinados como boxes e paddocks, sem lhes darmos a oportunidade de poderem escolher os seus “vizinhos”. No seu estado natural em manada, os equinos desenvolvem uma hierarquia social que determina o relacionamento entre os vários indivíduos do grupo. Muitos cavalos de competição apenas saiem da box uma hora por dia, para fazer exercício. E mesmo assim, é um exercicio controlado por nós.Damos-lhes refeições à base de feno e concentrado, com um grande aporte energético, e contudo apenas os mantemos a trabalhar durante apenas algumas horas por dia. Esperamos que eles entrem em roulotes e camiões que são lugares, escuros, instáveis e barulhentos. Tudo situações que não são naturais e podem causar medo.Todos os factores acima descritos podem causar stress nos nossos amigos equinos.Tal como com as pessoas, os cavalos podem sofrer e manifestar o stress de modos diferentes. Podem desenvolver alterações de comportamento como a agressão ou adquirir vícios como o engolir ar e morder na madeira e a birra de urso. Também podem desenvolver alterações gastrointestinais que podem resultar em diarreias e/ou úlceras. Músculos tensos e articulações rígidas devido ao stress podem causar situações de dores no dorso e claudicação.

De seguida dão-se algumas sugestões que podem reduzir o stress no seu cavalo:

• Ensine-o com calma e paciência, sem lhe causar medo e sem lutar com ele.

• Ponha o feno numa grelha, ou rede, de modo a que o animal coma mais devagar e consequentemente leve mais tempo a comer. Distribua a quantidade de concentrado por várias refeições diárias (3 a 5) em doses pequenas, cada uma.

• Aumente o período que o animal passa fora da boxe, pondo-o num paddock e fazendo trabalho de lazer, tipo passeio, para reduzir a proporção do exercício intenso.

• Coloque brinquedos na box e paddock

• Mantenha outros animais por perto, nem que sejam de outras espécies. Os cavalos apreciam companhia.

• Mantenha um acompanhamento veterinário de rotina, incluindo intervenções profiláticas como a vacinação, controlo parasitário e exame dos dentes de modo a garantir um bom estado de saúde.

• No caso de situações de maior exigência física administre um suplemento à ração de modo a garantir as necessidades energéticas e nutricionais do animal.

X