Dica do Mês: Resistência à Insulina
Texto: Dr. Henrique Cruz
Muitos cavalos têm problemas em metabolizar os açúcares e hidratos de carbono em geral. Quando estes animais apresentam sinais clínicos podem ser diagnosticados com uma resistência à insulina ou com o síndroma metabólico equino (SME). É importante ter a noção que as diferentes fontes de energia provenientes da alimentação são digeridas e metabolizadas de modos diferentes.
As três principais fontes de energia para os cavalos são os hidratos de carbono (amido), as gorduras e as proteínas. Existem rações comerciais com um teor elevado em gordura e baixo em amidos, formuladas especificamente para cavalos afetados com este tipo de patologia. O maneio da pastagem também é muito importante. O acesso destes animais a erva verde na primavera deve ser limitado pois nesta altura do ano a erva tem um elevado teor de hidratos de carbono. A utilização de um boçal que dificulte a ingestão de erva pode salvar a vida de um cavalo afetado com SME.
A patogenia desta doença é em muitos aspetos semelhante à diabetes em que o organismo não responde à produção de insulina para reduzir os níveis de glicémia tornando-se assim hiperglicémico. No entanto, o cavalo não tem deficiência em insulina; pelo contrário, tende a tornar-se hiperinsulinémico em casos de SME.Uma das maneiras de identificar cavalos com problemas metabólicos é avaliar o seu aspeto geral. Estes animais tendem a ter depósitos de gordura anormais no pescoço ao longo da crineira e também na base da cauda. Muitos machos castrados também apresentam deposição de gordura na bolsa prepucial. A presença de pelo comprido juntamente com lesões recorrentes do sistema músculo-esquelético, abcessos e laminites são tambem sugestivos de presença de desordens metabólicas. O diagnóstico deverá ser confirmado através de testes de análises ao sangue. A evidência científica sugere que os cavalos com excesso de peso estão mais predispostos para se tornar resistentes à insulina. Por esta razão esteja atento/a à condição corporal dos seus cavalos e não permita o excesso de peso.
A implementação de um programa de perda de peso com base numa restrição de calorias e de hidratos de carbono, exercício físico e suplementação nutricional apropriada, pode ser o suficiente para controlar os níveis de insulina e glucose. Caso contrário poderá ser necessária medicação específica. Cavalos com resistência à insulina ou SME podem beneficiar largamente com um programa específico de suplementação nutricional. Este programa deverá ser talhado individualmente para cada cavalo baseado em análises séricas ao sangue.