Dica do Mês – «You can lead a horse to water, but…»
Texto: Dr. Henrique Cruz
Nota que o seu cavalo por vezes aparenta ter falta de saúde ou fraco desempenho desportivo? Costuma ter problemas digestivos ou do foro imunitário, ou qualquer outro problema inespecífico para o qual não consegue encontrar explicação? Talvez a resposta esteja mesmo ao pé de si, na quinta ou no pátio onde tem o cavalo.
A maior parte dos proprietários preocupa-se imenso com pormenores de aditivos e suplementos, alguns bastante caros, para dar aos seus cavalos. As marcas de rações também investem quantias consideráveis em investigação de modo a apresentarem uma composição completa e diversificada, adequada às necessidades nutricionais dos animais. Contudo, convém não esquecer que a dieta básica de um equino é a pastagem ou forragem, bem como uma fonte de água adequada.
Um cavalo consome uma quantidade diária de matéria seca equivalente a 1,5 a 2% do seu peso. Ou seja, cerca de 10 quilos de matéria seca para um cavalo de 500 quilos. A matéria seca engloba o feno, ração, concentrados, suplementos e aditivos.
As necessidades de água são mais do que 4 vezes superiores às da matéria seca. O mesmo cavalo de 500 quilos consome cerca de 45 litros de água por dia. Este valor não tem em consideração as perdas de água através da transpiração, respiração ou processos digestivos. A desidratação pode ser um “mal silencioso”. A falta de água interfere com toda a homeostase do organismo causando um mau funcionamento dos órgãos, como uma reacção em cadeia. Ou seja, o mau funcionamento de um órgão faz com que outros órgãos que dependem do primeiro, deixem também de funcionar bem, despoletando-se uma reacção em cadeia…
A qualidade da água, e o seu conteúdo, são factores fundamentais e não devem ser menosprezados. Essa pode ser a razão porque o cavalo não bebe o suficiente.
Conclusão, recomenda-se que antes de se preocupar com a qualidade da ração e dos suplementos, certifique-se primeiro que o seu cavalo tem acesso a uma forragem e água de qualidade, adequada às suas necessidades.