Ele Rebola-se na Terra
Lavado, escovado e mimado, ele está magnífico!
Dois minutos depois o seu cavalo deita-se na lama e rebola-se reduzindo a zero todo o seu esforço. Um comportamento enervante mas muito natural…Os cavalos rebolam-se muitas vezes logo a seguir a serem limpos. Rebolar é para eles um comportamento social e de limpeza normal que fazem quase sistematicamente logo que saem dum lugar fechado.
Nos cavalos selvagens ou de exterior o rebolarem-se traz-lhes muitas vantagens:- Secagem rápida após um aguaceiro de forma a favorecer o isolamento térmico.- Cobertura da pele com lama ou pó o que permite proteger-se do sol e dos insectos.- Eliminação dos pêlos mortos.- Sensação de conforto aliado à massagem da pele.
O rebolar-se é assim um comportamento natural. Nota-se que os cavalos de exterior se rebolam muitas vezes no mesmo local. Os sítios lamacentos são particularmente apreciados. É uma acção muitas vezes imitada pelos seus congéneres – é contagioso.
Nos cavalos do sexo masculino, o rebolar-se tem uma função ritual que se pode observar facilmente nas manadas de jovens machos celibatários. Os pares ou pequenos grupos de jovens garanhões juntam-se, começando a fazer simulacros de agressão. A ordem por que eles se rebolam tem uma importância hierárquica: o animal dominante é o último a rebolar-se
ATENÇÃO AO ARREIO
O mais aborrecido é o caso dos cavalos que rebolam já aparelhados.Podemos nessa altura falar dum problema comportamental. De entre as causas a procurar estão o dorso dorido ou a inadaptação do arreio ao animal. recomenda-se então um exame veterinário.
Mas, quanto ao cavalo rebolar-se no campo, não há nada a fazer salvo recomeçar a limpeza!