ArtigosManeio & Técnica

Fisioterapia Equina: A Arte da Massagem

Texto: Dr. Carlos Rosa Santos

A ideia de que o contacto físico pode curar é originária do Oriente há milhares de anos pois a medicina chinesa incluía a massagem entre as suas cinco técnicas essenciais que proporcionavam uma vida saudável. Existem também numerosas referências às “mãos que curam” nas religiões antigas.

A massagem é uma arte e quando usada correctamente uma dos mais eficientes métodos de tratamento ao nosso dispor embora o seu objectivo principal seja o de encorajar o organismo a curar-se a si próprio. Até certo ponto o próprio acto de limpar um cavalo (escovas, cordoas, etc.) é uma forma de massagem pois estimula superficialmente os músculos e outros tecidos.

A massagem é normalmente utilizada nas seguintes situações:

a) Melhora a circulação e dilata os vasos sanguíneos – muito útil em cavalos retidos na box por motivos médicos e em cavalos idosos que tenham má circulação.

b) Alívio da tensão e relaxamento muscular.

c) Estimula a circulação linfática especialmente no caso de membros enfartados ou outras áreas em que haja acumulação de fluídos.

d) Acelera a eliminação de produtos tóxicos do organismo.

e) Dissolve e previne a formação de tecido de granulação.

f) Melhora a circulação e a nutrição das articulações o que alivia ou previne a rigidez articular.g) Alivia a inflamação e o inchaço das articulações, diminuindo deste modo a dor.

A massagem é pois conhecida como melhoradora de circulação ao nível muscular e como um método de prevenção de acumulação de substâncias que provocam fadiga tais como o ácido láctico e outros químicos pois aumenta a troca de substâncias regeneradoras entre as células. É pois um óptimo método para ser utilizado antes do exercício para aquecer e tonificar os músculos do cavalo bem assim como uma maneira de se detectarem pequenos problemas antes destes se tornarem mais graves. A sua utilização depois do exercício ajuda a relaxar os tecidos moles bem com proporciona alívio em pequenas lesões ocorridas durante o mesmo.

A técnica da massagem requer uma grande concentração a fim de se detectar qualquer alteração na tensão dos tecidos bem assim como sinais de dor e inflamação. A reacção do cavalo às mãos de quem massaja dá-nos preciosas informações sobre as áreas que necessitam de maior atenção. Por regra os movimentos de quem massaja devem ser feitas a favor do pelo, por vezes perpendicular ao seu correr mas nunca contra este. De igual modo estes movimentos devem ser feitos na direcção das fibras musculares, perpendiculares a estas, mas nunca no sentido oposto às fibras. Se o correr do pêlo e a direcção das fibras o permitir, o movimento deve seguir a direcção do retorno venoso.

Uma massagem geral feita regularmente é a maneira ideal de se descobrir as tais áreas de tensão e o modo como o animal se sente de uma maneira geral.Entre nós é-nos grato verificar o interesse de conhecidos cavaleiros em aperfeiçoar os seus métodos de massagem ou avaliar zonas de tensão que consideram anormais em determinadas massas musculares. A diferença entre os 8 pontos e o zero numa prova de obstáculos ou entre um movimento que nunca atinge um nível aceitável e outro quase perfeito poder estar numa massagem a tempo de horas.

X