Rectificação de Pistons
Os músculos “pistons” têm um papel essencial na extensão e flexão da anca, rótula e curvilhão, efectuando estes movimentos com muito poder. Estes motores são a origem de toda a força gerada pelos posteriores e servem pois de base à impulsão necessária para o cavalo efectuar um salto. Além desta função estes músculos estabilizam a articulação fémuro-tibio-rotuliana (vulgo rótula) de modo a que o cavalo permaneça em pé sem a utilização de grandes quantidades de energia muscular.Os principais componentes deste grupo de músculos são o biceps femural, o semitendinoso e semimembranoso. Estão na parte posterior da coxa e estão ligados em baixo juntamente com o gastrocnemius e o flexor digital superficial à ponta do curvilhão pelo tendão de Aquiles.
As modalidades que exigem muito poder nos posteriores tais como a dressage, raides, corridas, obstáculos, polo e o concurso completo são onde se podem observar o maior número de lesões nestes músculos. Estas lesões quando ocorrem fazem com que o cavalo fique subitamente coxo. O cavalo deve então ser examinado por um médico veterinário que determinará a localização exacta da lesão.O cavalo ficará totalmente confinado à box ou poderá efectuar pequenos passeios a passo à mão, consoante a gravidade da lesão. O processo de recuperação destes verdadeiros pistons do motor do cavalo passa normalmente pela fisioterapia.A área afectada é massajada para restabelecer a circulação sanguínea, e o campo magnético terapêutico, laser ou ultra sons são utilizados para reduzir a inflamação e dor e/ou um possível hematoma que se tenha formado.
Os movimentos de extensão passivos são introduzidos depois de passada a fase inicial aguda da lesão. O posterior é estendido alternadamente para a frente e para trás, e rodado a fim de aumentar a elasticidade do tecido muscular lesionado e a mobilidade do membro.Quando já não se nota claudicação são normalmente recomendados pequenos passeios a passo por curtos períodos. Este trabalho é gradualmente aumentado com a introdução do “sobe e desce” e de fáceis exercícios no plano.Estes exercícios destinam-se a restabelecer e força a elasticidade deste grupo de músculos e a prevenir recidivas da lesão.