Reiki – Terapia em Equinos
Por Olivia Pimentel*
Sempre tivemos animais em casa e por curiosidade comecei a experimentar a terapia de reiki em cães e cavalos, mas comecei a ter muitas dúvidas e perguntas e mesmo através de pesquisa na Internet não achei as respostas. Quando aplicamos reiki em pessoas elas podem falar e dizer o que sentem ou expor as suas dúvidas ou questões, mas e os animais?
Como é que eu ia perceber onde sentiam desconforto ou dor? Por que razão muitas vezes via olhares tristes ou cavalos deprimidos? Por que razão sentia um desconforto tão grande quando presenciava certas competições ou modalidades equestres? Por que razão conseguia tranquilizar um cavalo nervoso apenas através do toque ou falando com ele? Sim, as perguntas eram muitas…
Foras estas as respostas que procurei quando decidi aprofundar os meus conhecimentos na terapia de reiki em animais, mais especificamente, em cavalos. Foi em Inglaterra, em 2012, que me formei e tornei Mestre de Reiki para cavalos e foram esses mesmos ensinamentos e técnicas que hoje ajudo a divulgar em Portugal.
A PREOCUPAÇÃO COM OS ANIMAIS
Quando falava com pessoas acerca da aplicação reiki em cavalos, as reacções eram as menos esperadas e, se na Europa estas terapias complementares são frequentemente utilizadas, em Portugal não foi bem assim. Participei em 2012 no Congresso Nacional de Reiki com um pequeno testemunho desta terapia em cavalos e, em 2013, fui convidada pela Faculdade de Medicina Veterinária para dar uma palestra sobre o tema Reiki em Animais.
Hoje em dia, as pessoas têm a mente mais aberta e a preocupação com os animais e o seu bem-estar é o mais importante e estão confortáveis em experimentarem terapias complementares ou, muitas vezes, já recorreram a todos os meios possíveis e decidem então experimentar reiki.
REIKI APLICADO EM CAVALOS
Como sabemos, reiki é uma terapia complementar, uma energia de cura e não prejudica de forma alguma as pessoas ou animais. Quando os nossos níveis energéticos estão equilibrados estamos bem de saúde, temos paz interior e sentimo-nos óptimos. Com os animais é igual e eles reagem muito bem a esta terapia e adoram receber reiki.
Hoje em dia, o reiki é utilizado a nível mundial como uma forma de cura natural e com imensos benefícios, não só para pessoas, mas também nos animais. Graças à divulgação na televisão, em jornais e revistas, esta terapia complementar é cada vez mais usada em Portugal, tanto em profissionais da medicina tradicional, como cavaleiros ou donos, assim como, escolas de equitação.
A terapia de reiki não vai substituir a medicina tradicional, mas vai, sim, complementá-la e, em cada sessão, é necessária a devida autorização do dono do cavalo. Os cavalos são muito sensíveis e reagem muito bem a esta terapia. Através da linguagem corporal, mostram-nos onde necessitam e onde querem que o terapeuta coloque as mãos. Numa sessão de reiki, a energia passada ao cavalo estimula o corpo a libertar tensões, assim como, bloqueios que estejam a impedir o fluxo natural energético, bloqueios que levam a doenças, dores ou outras questões de saúde. Após uma sessão de reiki, o cavalo sentir-se-á calmo, relaxado, equilibrado, cheio de energia e com mais vitalidade. TRANSMITIR REIKI A UM CAVALO…
Podemos transmitir reiki a um cavalo de várias formas, desde que o cavalo e o praticante de reiki se sintam em segurança e confortável. O cavalo pode estar à solta ou preso, dentro de uma box ou solto num paddock. Existem cavalos que gostam de sentir as mãos do terapeuta a tocá-los, outros cavalos preferem a distância. Com o tempo, e ao longo de várias sessões, vamos conhecendo o cavalo e o que ele nos quer transmitir. O tempo de uma sessão de reiki pode variar, entre 30min a 1hora ou mais. Através da linguagem corporal do cavalo, vamos sentindo onde o animal quer que terapeuta aplique reiki.…
E OS SINAIS RECEBIDOS…
Os sinais mais frequentes quando o cavalo está a receber reiki são:
•Bocejos;
•Fechar os olhos;
•Adormecer;
•Relaxamento dos músculos e alongamentos do cavalo que ajudam a libertar a tensão acumulada, por exemplo, ao longo da coluna;
•Baixam a cabeça;•O cavalo pode ficar muito quieto;
•O cavalo pode mastigar em seco.É normal após uma sessão de reiki um cavalo adormecer ou beber muita água.
Tal como em sessões de reiki com pessoas, também no caso dos cavalos podemos enviar reiki à distância.
REIKI E EQUITAÇÃO
A nível da equitação, tanto o cavalo como o seu cavaleiro podem ser ajudados com a terapia de reiki. Podemos aprofundar uma relação entre cavalo e cavaleiro.Como esta terapia ajuda a relaxar e acalmar, podemos potencializar um conjunto, cavalo e cavaleiro, em qualquer modalidade equestre. Por exemplo, antes de uma competição,podemos acalmar ambos, cavalo e cavaleiro. Podemos aumentar a confiança de ambos no trabalho que fazem. Podemos relaxar cavalos no momento de os transportar, nos partos, na separação de jovens poldros das suas mães.Podemos também utilizar reiki como meio de incutir confiança num jovem cavaleiro ou mesmo em cavaleiros com alguma experiência, mas que vão competir com um cavalo novo em alguma prova. Quanto mais um cavaleiro se sentir confiante, equilibrado e em harmonia, mais benéfico vai ser o resultado que pretende do seu cavalo.A confiança pode ser restabelecida após acidentes traumáticos tanto de um cavalo como de um cavaleiro. O reiki acalma os nervos e cria um estado mental mais relaxado, se o cavaleiro se sentir calmo e confiante será essa mesma energia que o cavalo vai sentir e, desse modo, corresponder ao seu cavaleiro. Os cavalos espelham os seus cavaleiros e muitas vezes, quando aplicamos reiki ao cavalo e ao cavaleiro sentimos que a energia vai fluir para as mesmas zonas.
Os nossos pensamentos, palavras e intenções carregam uma energia vibracional forte e o cavalo vai responder a essa energia de modo positivo ou negativo, de acordo com a vibração que emitimos.
Os cavalos comunicam connosco através da linguagem corporal. Os cavalos são muito sensíveis às dores físicas e a desconfortos dos cavaleiros, desenvolvendo, por isso, desequilíbrios semelhantes. Por exemplo, um cavaleiro com dores lombares não se vai mexer com tanta flexibilidade como normalmente o cavalo vai sentir e reagir do mesmo modo. Com a ajuda do reiki podemos aliviar esses sintomas e ajudar na sua cura. Quando melhoramos, a nível de saúde do cavaleiro, o cavalo irá beneficiar também.UM TRABALHO GRATIFICANTEEste caminho e trabalho do reiki, tanto em pessoas como em animais, mas mais especificamente em cavalos, tem sido muito gratificante. Crescer espiritualmente e como ser tem sido duro, mas foram esses momentos mais difíceis que levaram a uma maior aprendizagem. Posso mesmo dizer que tem sido um despertar consciente de muito empenho, mas muito, muito gratificante!
(*) Terapeuta
BENEFÍCIOS
A terapia ajuda o cavalo de várias formas:
– Causas emocionais, tais como em situações traumáticas, como por exemplo, maus tratos, negligência, acidentes, etc.;
– Problemas de comportamento, alguns cavalos são muito nervosos e com a aplicação de reiki conseguimos acalmá-los;
– Se o seu cavalo sofre de uma doença ou lesão, com a aplicação de reiki conseguimos uma recuperação mais rápida, além de os ajudar a relaxar e confortar também complementa a medicina tradicional;
– Em casos terminais, podemos confortar e ajudar um cavalo a partir em paz nesta altura tão difícil, quando eles lutam por se manter connosco ou têm medo de morrer;
– O reiki actua a nível físico, psicológico, emocional e comportamental. A nível físico tem o potencial de complementar a medicina prescrita pelo veterinário e acelerar o processo de recuperação natural do corpo. A nível psicológico e emocional ajuda cavalos que sofrem de nervosismo, medo, ansiedade e depressão. O reiki acalma os cavalos e ajuda a libertar tensão e ansiedade, reduzindo, assim, sentimentos e emoções stressantes de modo a ajudar os cavalos a ultrapassar situações traumáticas.
HISTÓRIAS MARCANTES
Tem havido algumas situações que mais me marcaram, uma delas foi a forma como um cavalo muito especial reagiu à morte do dono. Nós pensamos que os animais não sentem, mas não é bem assim. Se para nós a dor de perder um ente querido é tão grande e devastadora e temos pessoas à nossa volta a confortar-nos e prontas para nos ouvir, como exprimem os animais essa emoção? O néctar é um cavalo lindo, nobre, sensível e especialíssimo. Foi devastador vê-lo e ajudá-lo numa altura tão difícil para ele e para nós. Ele deixou de comer, perdeu o brilho no olhar e sofria, tal como todos nós, mas conseguiu recuperar.
Uma outra situação foi com o Vento do Pátio que, já por duas vezes, teve infecções respiratórias graves. O Vento é um cavalo lindo e sensível, mas muito nervoso. O Vento reage também muito bem ao reiki e sente-se logo mais calmo.
O meu trabalho com o Vento também foi de conseguir uni-lo ao seu dono, conseguir que ambos ganhassem confiança um no outro e o trabalho realizado enquanto conjunto fosse o melhor.Os animais quando estão doentes têm dores, tal como nós, mas enquanto nós nos podemos queixar, eles têm outras formas de o fazer. Por exemplo, podemos sentir que a energia reiki está a fluir para uma certa zona e eles próprios mostram-nos onde sentem desconforto ao esfregar o nariz na zona dorida ou mexem-se para a frente ou para trás de modo a que as mãos do terapeuta fiquem na zona que os incomoda.