ArtigosManeio & Técnica

Um problema de Aprumos

Engº Luis A. Canavarro
A conformação do cavalo é um factor predominante na forma como ele se move e na trajectória descrita pelos seus membros. Quanto mais aprumados forem os seus membros e cascos melhores e mais eficientes são os seus andamentos e funcionalidade.Habitualmente o modo como o casco descola do solo determina a amplitude do movimento do membro e como este pousa novamente no solo. Normalmente a parte do casco que despega do solo em último lugar é a pinça; tanto este factor como o resultante padrão de trajectória do membro e do casco podem ser alterados por desgaste desigual do casco ou por este ser aparado incorrectamente.  O aparar correcto e regularmente os cascos pode, em grande parte dos casos, ajudar a corrigir pequenos defeitos de conformação do membro e do casco – tendo sempre em conta que estas alterações devem ser efectuadas com prudência para evitar males maiores.

108801184367ferra1

Em cavalos jovens existem muitas maneiras de corrigir problemas de andamentos mas, depois das estruturas dos membros e dos ossos já estarem formadas qualquer alteração dos cascos ou da sua trajectória, se possível de realizar, deve ser feita na ferradura. Tentar alterar a distribuição de peso ao longo do membro dum cavalo adulto pode provocar desconforto ou lesões que podem ser irreversíveis.As alcançadelas são um defeito bastante vulgar, acontecendo quando um casco faz a sua trajectória para o interior colidindo com o membro de apoio oposto.A zona atingida é habitualmente determinada pelo tipo de cavalo e pela sua utilização: os cavalos com andamentos longos e baixos (tipo puro sangue) alcançam-se habitualmente abaixo do boleto e os cavalos com andamentos mais curtos e mais elevados chegam a alcançar-se na zona da canela. Quando um cavalo se alcança o seu andamento é comprometido, podendo, dependendo da força da pancada, surgir lesões de caracter mais ou menos graves que podem chegar a ser de caracter permanente.  Na maior parte dos casos o problema do cavalo que se alcança reside em má conformação. Acontece habitualmente em cavalos esquerdos ou abertos de frente (cascos voltados para fora) cujos cascos têm tendência a quebrar para o interior quando descolam do solo. Mas, tal como alguns cavalos com os problemas acima citados não se alcançam, alguns com os membros bem aprumados fazem-no – muito coisa pode depender da largura do peito e da garupa, do piso, do peso das ferraduras e da condição física do cavalo. Se um cavalo não se encontrar em boas condições físicas tem tendência a perder parte do controlo sobre os movimentos dos membros quando fatigado.

108801186567ferra2-1

O ferrador pode, até certo ponto, controlar o movimento e trajectória do casco, podendo muitas vezes ajudar o cavalo que se alcança alterando o ponto em que o casco despega do solo. Fá-lo por meio de várias pequenas alterações no casco ou na ferradura.A observação minuciosa do cavalo parado e em andamento é muito importante para determinar a extensão e grau das alterações necessárias para um cavalo jovem. Se após a correcção se detectarem quaisquer alterações nos andamentos os cascos devem ser observados imediatamente para se verificar se existe algum desgaste desabitual. As alterações a fazer podem não passar do ligeiro enchimento duma determinada zona da face superior da ferradura para equilibrar o casco de forma a que este descole do solo direito.Como já mencionamos, no cavalo adulto qualquer alteração deve ser feita na ferradura e não no casco. As alterações do casco provocam habitualmente lesões nas articulações e ligamentos dos membros.A tendência do cavalo para se alcançar pode habitualmente ser resolvida encurtando ou boleando a pinça da ferradura de modo a que a sua descolagem do solo e o padrão de trajectória do casco se faça mais correctamente.É importante manter esta correcção nas ferrações seguintes.

108801192867ferra4

X