ArtigosVeterinária

Tendinites (Lesões nos Tendões)

Dr. Carlos Rosa Santos

As lesões de tendões, dependendo da sua gravidade, podem ser tão sérias como uma fractura, devendo por isso ser tratadas com a máxima brevidade.

Pouco depois de um esforço, um cavalo pode apresentar-se manco e com a zona dos tendões quente e inchada ou então apresentar estes últimos sintomas sem sinais de manqueira – estes casos são os menos graves.

CUIDADOS A TER QUANDO SE SUSPEITA DE LESÃO DE TENDÕES

1. Logo que possível aplicar compressas muito frias e ligaduras de suporte para reduzir a inflamação, minimizando assim a lesão dos tecidos fibrosos do tendão. Os pacotes frios comerciais, sacos de gelo ou o simples duche de água fria ajudam nesta fase. O tratamento com frio deve repetir-se 3 vezes por dia sendo aplicado num tempo máximo de 30 minutos com 30 minutos de intervalo entre cada aplicação; o excesso de tempo na aplicação de frio pode provocar queimaduras e outros danos.

2. A imobilização do membro evita que a lesão se agrave e alivia a dor. Pode ser necessário o conselho do médico veterinário para a colocação de ligaduras mas, regra geral, quanto mais apoio e acolchoamento existir melhor.

3. Em casos graves de lesão de tendão a inflamação é reduzida se forem administrados produtos anti-inflamatórios e analgésicos logo que possível. O ideal será o veterinário administrar os produtos por via endovenosa para que o efeito seja rápido.

SINAIS DE PERIGO

• Se o boleto se apresentar descaído e/ou a pinça levantada é sinal de uma grande rotura de tendão, devendo chamar-se o médico veterinário com urgência.

• Se existir uma ferida aberta ou se o cavalo estiver com muitas dores o médico veterinário deve ser contactado imediatamente.Se suspeitar que o seu cavalo sofre duma lesão de tendão este deve ser examinado pelo veterinário antes de regressar ao trabalho. Mesmo que o cavalo não apresente sinais de manqueira pode existir lesão de tendão. O diagnóstico com ultrasons (ecografia) é o método mais prático e útil para avaliar a gravidade da lesão, devendo ser considerado no caso de suspeita de tendinite.

X