DressageNotícias

2º Open Cardiga Equestrian Circuit com muitas Estreias

O   2º OPEN  do circuito desportivo organizado pela Academia equestre João Cardiga, que se realizou, em Abril, nas suas instalações de Barcarena destacou-se pela estreia de atletas na disciplina de paradresssage.

Das duas dezenas de participantes o destaque vai para a estreia da Margarida Valente, invisual, e Carlota Matias, de 13 anos,  com paralisia cerebral. As duas atletas fizeram os percursos Novice A e B e demonstraram a sua determinação em prosseguir na modalidade. Sob a orientação de Sara Martins, treinadora de desporto adaptado e psicomotricista estas atletas vieram engrossar a fileira de cavaleiros de equitação adaptada preparados pela instituição.

O 2º Open  faz parte da competição Cardiga Equestrian Circuit  que vai na 5ª edição, está aberto a todos os praticantes e/ou atletas, com ou sem deficiências,  considerados aptos pelos seus treinadores. Realizam-se provas de Dressage, Dressage Poneis, Paradressage e Dressage Special Olympics (atletas com deficiência intelectual).

Recorda-se que o Cardiga Equestrian Circuit foi criado tendo por base os seguintes objetivos:

  • Criar um Circuito Equestre Desportivo, respeitando o espirito da assinatura da Academia (Equitação Para Todos), constituído por Jornadas designadas – OPENS EQUITAÇÃO, e uma FINAL, acessível a todos os praticantes (com ou sem deficiência).
  • Incentivar a equitação desportiva de competição, em todas as idades, privilegiando o respeito pelas regras, o respeito pelo outro, o fairplay, o saber estar e saber aceitar o resultado, conforme consagrado no regulamento da FEP;
  • Apostar na plena integração social e cultural de praticantes e atletas estrangeiros, entre outros;
  • Proporcionar igualdade de oportunidades. (Neste circuito, os praticantes  podem participar com cavalos da escola ou com cavalo próprio);
  • Apoiar e dinamizar a formação de praticantes de equitação;
  • Aferir a formação que está a ser dada aos praticantes, através da avaliação de Juízes nacionais FEP;
  • Proporcionar aos praticantes da Academia, e de outros Concelhos e Centros Hípicos, oportunidades de competição e socialização, contribuindo para a dinâmica desportiva.

O próximo OPEN está agendado para o dia 26 de Maio , juntamente com a 2ª Jornada do TROFEU NACIONAL DRESSAGE PONEIS

X