DressageNotícias

Andreas Helgstrand excluído da equipa nacional da Dinamarca

O cavaleiro olímpico de Dressage, Andreas Helgstrand foi proibido pela Federação Equestre Dinamarquesa de integrar a equipa nacional, com base em relatos televisivos sobre os seus métodos de treino e vendas.

A decisão ocorreu imediatamente após a transmissão pela TV2, na Dinamarca, dos dois episódios recentes no programa Operation X: “Os Segredos do Bilionário dos Cavalos”, baseado em gravações secretas de métodos de treino e tratamento de cavalos na sede da Helgstrand Dressage na Dinamarca.

Não houve reação por parte da Helgstrand Dressage ou da Federação Equestre Internacional (FEI), incluindo os Campeonatos Mundiais de cavalos Novos e outros eventos que nos últimos anos foram patrocinados principalmente por Helgstrand.

Não foi referido como a proibição afetaria as operações de vendas da Helgstrand na Dinamarca e em outros países, incluindo os Estados Unidos, onde possuem uma organização de treino e vendas em Wellington, Flórida.

“O conselho da DRF distancia-se veementemente dos métodos inaceitáveis de equitação, treino e tratamento de cavalos que as transmissões claramente mostram”, afirmou o comunicado da federação dinamarquesa.

“Portanto, está agora claro que Andreas Helgstrand, com base nas transmissões, não pode mais representar a federação equestre dinamarquesa como cavaleiro da equipa nacional. Como cavaleiro da equipa nacional, está, entre outras coisas, obrigado, de acordo com o plano desportivo, a cumprir o nosso Código de Conduta, diretrizes para o uso ético correto de cavalos para desportos equestres, bem como agir como bons modelos a seguir.”

A federação fez um “apelo forte” aos cavaleiros nos vídeos cujos rostos estavam desfocados para proteger identidades, para comparecerem perante o comité disciplinar.

“A DRF tomará medidas com o objetivo de identificar os cavaleiros e reportá-los ao comité disciplinar, caso este pedido não seja atendido”, afirmou.

A federação disse que não colaborará com o Helgstrand Event de níveis superiores, incluindo campeonatos nacionais e internacionais previstos para o final de junho do próximo ano, os campeonatos dinamarqueses para cavaleiros de dressage seniores, Sub-25 e Paradressage em maio, bem como os Campeonatos Nórdico-Bálticos de Dressage, saltos de obstáculos, Paradressage e Volteio em junho.

X