Cavalos Lusitanos e Andaluzes atuam juntos em dois espetáculos exclusivos
Por ocasião do tradicional Festival dos Pátios, e integrado nas comemorações dos 25 anos de Córdoba Ecuestre, a Escola Portuguesa de Arte Equestre vai deslocar-se a Espanha, nos dias 13 e 14 de maio, para realizar duas atuações conjuntas com Córdoba Ecuestre, ambas com início às 20h00, nas Caballerizas Reales, em Córdoba.
Em 1567, o Rei Felipe II, mandou construir um conjunto de estábulos, em parte da Fortaleza de Alcázar, em Córdoba, especificamente pensados para proteger e promover a raça Cavalo Andaluz, o que se manteve até aos dias de hoje. Mais tarde, em 30 de dezembro de 1996, foi criada a Asociación Córdoba Ecuestre, uma organização sem fins lucrativos, que nasceu com o objetivo de combinar os interesses e iniciativas de todos os grupos e indivíduos relacionados com o mundo dos cavalos em Córdoba e na sua província. Os espetáculos que apresentam, através de Córdoba Ecuestre, e um pouco por todo o mundo, conjugam a arte equestre com música, danças típicas e um ritmo andaluz inconfundível.
Na Conferência de Imprensa de apresentação desta iniciativa, Rafael Blanco, presidente de Códoba Ecuestre, referiu que “‘Arte Ecuestre es un evento ya consolidado, que vuelve a su origen, celebrándose en pleno mes de mayo, coincidiendo con la fiesta de los patios, y con el ojetivo de dinamizar un sector que es crucial en Córdoba”. Destacou ainda, referindo-se aos espetáculos, “vamos a poder disfrutar de un espectáculo único, ya que la Escuela Portuguesa es una de las tres más importantes del mundo y presentará sus mejores ejemplares”.
Esta iniciativa será uma oportunidade única para testemunhar o encontro destas duas raças ibéricas, o cavalo Puro-Sangue Lusitano e o Cavalo Andaluz, e de duas formas distintas de equitação, através de dois espetáculos exclusivos que levarão o público a conhecer um património cultural único no mundo.
Convidada de Córdoba Ecuestre, a Escola Portuguesa de Arte Equestre deslocará a Espanha quinze cavalos e doze cavaleiros, que serão os responsáveis por três números que vão ser executados em conjunto com a associação cordovesa e por dois que serão realizados de forma individual.
Os bilhetes podem ser adquiridos online, através do site www.cordobaecuestre.com ou nas bilheteiras físicas das Caballerizas Reales, um mítico espaço localizado no centro histórico de Córdoba, onde, ao longo dos séculos, se abrigaram os melhores garanhões e éguas da raça real Cavalo Andaluz.