Fontainebleau: Francisco Seabra o melhor português no Cross
Montando Jadel de Fôja, Francisco Seabra foi o melhor nacional na exigente e muito técnica prova de campo do CIC***-W de Fontainebleau (França) ao terminar a prova sem faltas nos obstáculos, penalizado somente 30,4 pontos (7'56″), por ter excedido o tempo concedido que era de 6'40″, isto é 570m/minuto. Francisco que ocupa o 43º lugar provisório (95,8 pontos), vai hoje (25/05) disputar a terceira fase, a prova de saltos de obstáculos.
Destaque para o jovem Manuel Grave e Laughton Hills que depois da prova rainha, ocupa o 46º lugar provisório, penalizou 44,0 pontos negativos no «cross».
Menos sorte teve o campeão nacional, o olímpico Carlos Grave e Samaritano, que terminado o «cross» ocupam o 53º lugar (dressage 55,0 + cross 76,8 = 131,8 pts), com pontos por excesso de tempo 36,8 pts + 40 pts nos obstáculos, total no cross 76,8 pts. Samaritano foi penalizado por 3 recusas nos obstáculos nos.10 (duplo de verticais – Tourisme Irlandais), 19 (France Info) e 20 (Générali Assurances). Quanto a Matilde Stilwell em Super de Fôja optou por abandonar a prova.
O francês Nicolas Touzaint com Galan de Sauvagère com um total de 46,4 pontos negativos depois da prova rainha, mantem-se na liderança seguido do seu compatriota Jean Lou Bigot e Icare d'Auzay (49,9 pts). Pela Australia Andrew Hoy e Master Monarch ocupam o terceiro lugar provisório (52,2 pts).
O francês Erwan le Roux / Fidji de Magne Mili foi o único a completar o percurso em 6’47”, apesar do tempo limite concedido para a prova ser de 6'40″.
Nenhum dos 59 conjuntos que alinhou à partida conseguiu um «cross» sem faltas, todos penalizaram por excesso de tempo. Treze conjuntos abandonaram ou foram eliminados.
Confira os resultados.