Há um novo atrativo em Queluz a partir de 1 de outubro
A Escola Portuguesa de Arte Equestre vai inaugurar, no dia 1 de outubro, um percurso temático no Palácio Nacional de Queluz, onde tem a sua sede.
O Palácio e os Jardins de Queluz foram construídos no reinado de D. João V e constituem uma unidade patrimonial cujo período áureo foi a época de setecentos, durante o reinado de D. Pedro III e D. Maria I. Conhecidos pelos sofisticados eventos sociais, estes espaços recebiam a corte num ambiente de requinte e beleza, reflexo das influências francesa e italiana da época.
A partir de outubro, todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, até às 13:00, os visitantes vão poder percorrer o caminho que levará à descoberta das históricas Cavalariças da Rainha D. Amélia, hoje uma sala interpretativa que conta a história da Escola. Haverá ainda tempo para visitar as cavalariças, assistir às atividades dos tratadores e ficar a conhecer os cavalos da Escola. É possível também observar os treinos que diariamente se fazem nos picadeiros de Queluz. Este percurso pode ser realizado de forma livre ou acompanhado por um guia.
O percurso guiado tem início na bilheteira, conta com o apoio de um carro elétrico e dura cerca de uma hora e meia, terminando a visita na Biblioteca Equestre D. Diogo de Bragança, a única biblioteca nacional dedicada exclusivamente à Arte Equestre e onde a história da Picaria Real e da Arte Equestre Portuguesa se encontra documentada em mais de 1.400 títulos, alguns dos quais exemplares raros.
A entrada neste percurso pressupõe a compra de bilhete para a visita ao Palácio e Jardins de Queluz e tem um custo acrescido de 5,00€ para a visita guiada que é facultativa e acontece mediante marcação prévia através dos emails info@parquesdesintra.pt ou arteequestre@parquesdesintra.pt.
Os bilhetes podem ser adquiridos em parquesdesintra.pt, ou na bilheteira do Palácio Nacional de Queluz.
Percurso Temático AQUI
PR