HorseballNotícias

Horseball ruma ao Algarve

Após a realização de cinco jornadas e a quatro do final, a emoção e a incerteza continuam no campeonato principal de Horseball, o Masters.

Com efeito, já todas as equipas perderam jogos o que faz desde já com que não se possam antecipar vencedores para os jogos que decorrerão em Vilamoura, no Centro Hípico.

Para Frederico Cannas, presidente da Associação de Jogadores e entidade responsável pela organização dos campeonatos, a jornada dupla de Vilamoura é “especial pois representa o regresso a um espaço com excelentes condições, onde existe um público entusiasta e que acarinha o desporto equestre. O apoio que temos sentido por parte das entidades regionais, nomeadamente do turismo e da hotelaria, aumenta a responsabilidade dos jogadores e, estou certo, que serão dois dias em cheio com jogos emocionantes”.

No entanto há um que se destaca, e que colocará frente-a-frente o campeão nacional em título, Nespresso/HCC, e o atual líder do campeonato Quinta do Pinheiro. No primeiro jogo deste campeonato a vitória sorriu aos homens do Pinheiro, que de resto somam por vitórias os últimos 3 jogos em que defrontaram a equipa HCC onde se incluem os que lhe permitiram a conquista da Supertaça Diogo Mota.

Separadas por apenas 1 ponto, este jogo reveste-se de maior importância para a HCC do que para a Quinta do Pinheiro. É que em caso de vitória deste último o fosso fica em 4 pontos e desde logo a Nespresso passa sempre a depender também de terceiros para a conquista do campeonato, enquanto que no caso da vitória dos atuais segundos classificados a equipa do Pinheiro ainda tem o 3º jogo entre ambos para inverter a classificação. Espera-se assim muita emoção neste jogo que encerrará a jornada de sábado.

Só que estas contas interessam e muito à equipa da Quinta de St. António que no terceiro lugar com 6 pontos, ou seja, a 3 e 4 respetivamente do segundo e primeiro lugar, ainda sonha com a possibilidade de ser campeão nacional, e que de jogo para jogo tem conseguido uma evolução muito positiva. Com menos esperanças mas não menos motivada estará a equipa do Sporting/Academia João Cardiga, que neste campeonato já demonstrou qualidade e saber para levar de vencida os seus adversários, como foi o caso da Nespresso/HCC. No entanto a irregularidade das prestações e consequentemente dos resultados não são fatores que afetem a experiente equipa. Espera-se por isso um jogo emotivo a abrir a jornada de sábado.

No domingo mais dois jogos, o primeiro colocando frente-a-frente a Quinta do Pinheiro com a Quinta de St. António, que têm uma vitória cada nas duas partidas em que se defrontaram esta época, com as vitórias a serem sempre conseguidas pela diferença mínima, o que deixa adivinhar mais um grande jogo de horseball, independentemente dos resultados do dia anterior.

A fechar a jornada a Nespresso/HCC defrontará a equipa do Sporting/Academia João Cardiga, igualmente com 1 vitória para cada lado sendo que no entanto aqui os resultados foram sempre mais desnivelados, tendo a equipa do Sporting conseguido a única vitória desta época logo no jogo de abertura.

As expectativas são por isso muitas e Frederico Cannas, recorda que “logo no início do campeonato os responsáveis das equipas eram unânimes em salientar que o facto de serem apenas quatro equipas em prova e a mesma se desenrolar a três mãos, iria permitir jogos muito equilibrados e emotivos e também a melhoria técnica e tática das equipas. E assim tem acontecido, o que no futuro trará uma evolução da modalidade no seu todo bem como virá a beneficiar as prestações da selecção nacional”.

SEIS JOGOS E MUITOS PONTOS EM DISPUTA NOS CHALLENGE

Por falar em evolução da modalidade, num emocionante campeonato em que o aspeto da formação e da iniciação à modalidade é uma das preocupações maiores, deve-se igualmente destacar a entrega e espírito competitivo como marca forte neste escalão que tem na equipa da Quinta do Pinheiro o líder isolado e única equipa invicta.

Neste fim-de-semana serão 6 os jogos, com mais de 30 jovens em atuação.

X