A selecção portuguesa de horseball joga amanhã (sexta-feira) as meias-finais do 1.º Mundial da modalidade depois de ter ultrapassado a sua congénere brasileira por números que poderiam ter sido mais expressivos caso os pupilos de Nuno Ferrão tivessem mantido as exibições anteriores.
Depois de ontem terem sofrido o golo inaugural aos 2 minutos, a formação lusa composta por José Maria Reffoios, João Maria Fernandes, José João Campeão, João Tiago Ribas, João Miguel Campeão e João Pedro Cardiga, demoraram algum tempo a chegar à igualdade, no entanto, quando o fizeram por intermédio de José João Campeão, tudo voltou à normalidade com o intervalo a chegar já Portugal vencia por 5-1.
Nos derradeiros 10 minutos, o seleccionado luso voltou a claudicar, errando em demasia, quer nos passes e na transposição da bola, quer a defender. Situação que foi aproveitada pelos brasileiros para marcarem dois golos, que perturbaram os muitos adeptos portugueses que se encontravam na bancada, que voltou a ter uma moldura apreciável com cerca de um milhar de espectadores.
A reacção lusitana apenas se fez sentir a partir do 16.º minuto quando, aquele que poderá ser o melhor marcador deste mundial, João Tiago Ribas pôs o marcador em 6-3. Nos restantes 4 minutos de jogo Portugal finalmente acertou com as marcações defensivas, chegando à vitória final com naturalidade, pois a sua superioridade acabou por vir ao de cima.
Os nove golos portugueses foram apontados por João Tiago Ribas (3), José João Campeão (3), João Maria Fernandes (2) e João Miguel Campeão, que foram bastante festejados nas bancadas pela cavaleira paralímpica Sara Duarte e pelo presidente da Câmara de Ponte de Lima, Daniel Campelo, que não quiseram perder a oportunidade de apoiar a selecção portuguesa nesta sua participação no 1.º Campeonato Mundial de Horseball.
No outro encontro efectuado até ao momento, a Espanha venceu a Áustria por 11-1.
Árbitros: Jean Marc Sur e Domenique Boucheri (FRA)
PORTUGAL-FRANÇA NA MEIA-FINAL
Depois do Brasil, o sorteio foi madrasto para a formação portuguesa, que vê assim a França atravessar-se no caminho da tão ambicionada final. Os franceses, actuais campeões da Europa, conservam um estatuto de invencibilidade nas provas internacionais e são reconhecidos como os expoentes máximos do horseball.
Para Portugal, esta meia-final, que se joga amanhã às 22,20 horas no Hipódromo de Ponte de Lima, tem o sabor da final desejada, ainda que tudo seja possível.
Espanha e Argentina disputam o outro lugar na final pelas 21,40 horas.
Depois de ontem (quinta-feira) a Alemanha ter vencido o Canadá por 9-2, amanhã o Canadá e a Grã-Bretanha abrem a competição para definir quem fica entre o 9.º e o 11.º lugar pelas 19,20 horas.
Os restantes jogos são o Itália-Brasil e o Bélgica-Áustria, jogos que vão servir para apurar a classificação entre o 5.º e o 8.º lugar do 1.º Campeonato do Mundo de Horseball.
Ontem foi dia de descanso nos 5.ºs Campeonatos da Europa Feminino e Sub-16. A competição retoma-se amanhã com o Portugal-Espanha no Feminino e em Sub-16 os jovens portugueses defrontam a Bélgica.