Decorreu esta tarde no Hipódromo de Ponte de Lima a cerimónia de abertura do 1.º Campeonato Mundial de Horseball e 5.ºs Campeonatos da Europa Feminino e Sub-16.
Momentos de grande entusiasmo marcaram esta tarde, em especial a descida em pleno recinto dos páraquedistas com as bandeiras das selecções, com cerca de duas mil pessoas a assistir efusivamente ao início deste grande evento desportivo na vila de Ponte de Lima.
Antes do hastear das bandeiras ao som dos hinos de cada país, tiveram lugar os discursos oficiais. O presidente da Federação Equestre Portuguesa (FEP), D. Luis Vaz de Almada, que fez parte da Comissão de Honra dos 1.ºs Campeonatos da Europa em 1993, vê com muito orgulho e muita honra, 15 anos depois, Portugal receber este evento marcante para o Horseball, agradecendo em nome da FEP a todos os que tornaram possível esta grande organização.
Discursaram ainda o Governador Civil de Viana do Castelo, José Manuel Pita Guerreiro, e em nome do presidente da Federação Internacional de Horse-Ball, Eric Bassot, por este não se encontrar presente, foi lida uma mensagem por ele enviada a desejar votos de sucesso a todos os atletas.
A abertura oficial esteve a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, que deu as boas-vindas a todos e expressou, em nome de todos os limianos, o enorme orgulho em receberem este evento de nível mundial. «Entramos na história do Horseball, porque afinal de contas o 1.º Campeonato do Mundo realiza-se em Portugal, e mais notável ainda, em Ponte de Lima».
As selecções despediram-se sob um caloroso aplauso, adivinhando-se um apoio incondicional à selecção portuguesa, o qual foi bastante sentido no momento do hastear da bandeira ao som do hino nacional cantado por todos os presentes. Ainda assim, muitas das restantes selecções terão também esse importante apoio, já que as suas comitivas trouxeram centenas de apoiantes, como é o caso da França e da Espanha.
Portugal já está nos quartos-de-final
Quando se esperava a presença da selecção dos Estados Unidos da América, um dos adversários de Portugal na 1.ª fase do campeonato do Mundo, a organização foi surpreendida pela não comparência dos norte-americanos, que deixam assim o caminho livre às selecções da Áustria e de Portugal até aos quartos-de-final da prova. Assim, no Grupo C, e para não existir qualquer vantagem relativamente às restantes selecções, Portugal e Áustria jogam entre si duas vezes, a primeira a abrir a competição, amanhã às 16.00 horas. O segundo jogo entre estas equipas tem lugar na terça-feira, dia 29, pelas 20.40 horas.