Após mais um fim de semana de competições de Hoseball, que decorreram no Centro Hípico da Quinta da Beloura, no passado fim de semana, a Quinta da Figueira (HQF) e a Cenycet (CEN) garantiram a presença no podium do Campeonato Nacional Sénior 2015.
A duas jornadas do fim e que decorrerão no CEIA – Alfeizerão, dias 13 e 14 de Junho, a HQF e a CEN somam 22 e 19 pontos respectivamente. Ambas as equipas têm, matemáticamente, possibilidade de chegar à medalha de ouro, embora a supremacia da HQF anteveja a revalidação do título para esta formação. A 7 pontos (com seis em disputa) estão, em terceiro lugar e em igualdade de pontos, a Qta. de Santo António (QSA) e os Lobos do Monte da Lua (LML). Apenas uma, destas duas equipas, poderá alcançará a medalha de bronze.
Por seu lado, a Figueira La Muralla (FLM) e o Horseball Clube de Algueirão (HCA) partilham, em igualdade de pontos, o ultimo lugar da classificação, sendo que, pelo confronto directo nas duas mãos, a FML têm vantagem de 1 golo sobre a HCA (5 a 7 na primeira volta contra 8 a 5 na segunda).
Nos melhores marcadores, José Maria Reffoios (HQF) e que este ano está a fazer uma excelente época desportiva lidera com 37 golos, mais doze golos que os atletas que seguem na segunda posição, João Cardoso (CEN) e João van Uden (HQF) e que somam 25 golos cada um.
Jogos muito disputados no CHQB
No Sábado, o primeiro jogo colocava frente a frente o HCA X HQF. Neste encontro houve apenas um “sentido” de jogo. Os jovens da HCA não tiveram qualquer tipo de argumentos para contaria a vaga ofensiva da HQF, que construiu um resultado dilatado de 17 a 3 no final do encontro.
De seguida a QSA recebia os LML. Jogo bastante importante na luta pelo podium do Campeonato e muito disputado na primeira parte – resultado ao intervalo de 5 a 5 – que mostrava a entrega de ambas as equipas. Na segunda parte, as equipas entraram, novamente, com “ganas” de ganhar. À medida que o cronometro avançava o jogo ia-se tornando menos racional e mais emotivo e, no final, os LML mostraram argumentos para vencer pela vantagem minínma (8 a 7). Com este resultado coloram-se à QSA no terceiro lugar e lutam agora pelo lugar no podium.
O terceiro jogo traria mais emoção, a FLM recebia a CEN, jogo muito disputado durante os 20 minutos e em que, no final, a CEN venceu pela vantagem mínima (8 a 7). Filipe Timóteo e António Corte Real, ambos da CEN, mostraram um grande ascendente neste jogo, contribuindo bastante para a vitória sa sua equipa. Com esta vitória a CEN garante um lugar no podium e continua em luta pelo primeiro lugar, mebora não dependendo só de si.
O Domingo iniciou-se com o jogo LML X CEN. Esperava-se um jogo mais competitivo, ainda para mais com as equipas moralizadas das vitórias anteriores e com a ascenção aos lugares de podium. Contrariamente ao que se previa, os LML não mostraram nada do que sabem fazer e não tiveram “ferramentas” para quebrar o jogo da CEN. Assim sendo e com uma CEN em ascenção, o resultado ao intervalo já se encontrava a 6 a 1. Na segunda parte, os LML ainda procuraram corrigir os erros da primeira parte, mas a CEN não vacilou e volta a estar melhor na segunda parte. Resultado no final 11 a 5 e garantia de podium para a CEN.
No segundo do dia, frente a frente a QSA e a HQF. Mais do mesmo nos jogos da HQF e que se traduzem por uma vaga ofensiva constante, com execelentes trocas de bola. Sem argumentos a QSA sofre derrota, com um resultado final de 13 a 5.
No ultimo jogo sénior do fim de semana, o HCA recebe a FLM. Na primeira mão o HCA tinha sido superior vencendo por uma diferença de dois golos. Assim sendo e para garantir essa supremacia, o HCA teria de ganhar ou no mínimo perder por menos de 2 golos. No entanto, a FLM foi superior em ambas as partes e o HCA vacilou na questão defensiva. A FLM manteve o seu jogo e acaba por vencer por 8 a 5. Assim sendo e por confronto ditecto, empurra o HCA para a ultima posiçao da grelha classificativa.
Quinta de Santo António dá um passo de gigante na conquista do título de Campeão Nacional Sub 16 Anos
Infelizmente, este fim-de-semana, fica registado pelas faltas de comparência da Academia Vidinha Porto (AVP), fruto das lesões de vários jogadores desta formação.
Assim sendo, disputaram-se apenas, os jogos que colocavam, frente a frente, a Quinta de Santo António (QSA) e a Cenycet (CEN). No primeiro dia, a QSA foi superior durante todo o encontro e acaba por vencer por 8 a 6.
No segundo dia, a CEN entrou bastante melhor e ao intervalo vencia a QSA por 5 a 4. No entanto, na segunda parte e mesmo com a saída forçada, por lesão de Francisco Costa, a QSA consegue uma superioridade e acaba por vencer pela vitória mínima, com um resultado final de 9 a 8.
Neste fim-de-semana, destacamos Nuno Antunes (CEN), bastante melhor com a trica de ontada e a excelente evolução e de jogo de Miguel Alves (QSA) e que foi peça fundamental para a vitória da QSA sobre a CEN no segundo dia.
No final e contas feitas, a QSA dá um passo de gigante na conquista pelo título. Matematicamente necessita de 4 pontos em 18 possiveis, dependendo apenas de si mesma, na conquista de mais um titulo de Campeão Nacional.
Nos melhores marcadores, Nuno Antunes (CEN) mantem a liderança, com 27 golos, Bernardo Carmo (QSA) é segundo com 19 e Miguel Alves (QSA) terceiro com menos 2 golos.