HorseballNotícias

Selecção Nacional entra com o pé direito

Esta tarde em St. Lô, França, tiveram lugar os primeiros jogos da fase de grupos do Campeonato Europeu de Horseball de 2007.

Portugal estreou-se este ano com uma dilatada vitória sobre a Alemanha. Para o jogo de hoje, o Selecionador Nacional Nuno Ferrão, optou por alinhar os jogadores João Tiago Ribas, José João Campeão, João Van Uden, João Maria Fernandes, James Chatwin e João Pedro Moreira. Tal escolha demonstrou ser acertada pois Portugal venceu por 21-2.

Apesar de ser estreante nas lides de seleccionador, Nuno Ferrão possui um vasto currículo não só como treinador de equipas em Portugal mas também como jogador em Campeonatos Nacionais e Europeus.

Com esta vitória Portugal coloca-se assim em primeiro lugar do Grupo A dividindo este lugar com a França, que ganhou à Itália por 12-4. A Selecção Lusa teve hoje o seu jogo mais acessível. Esperam-nos dois jogos mais complicados. Amanhã o embate com a rápida equipa de Itália e na segunda contra a invicta equipa francesa (tem ganho todos os Campeonatos Europeus de Horseball até à data).

Nos jogos relativos ao Grupo B, a surpresa vai para a vitória de Espanha sobre a Bélgica por 9-7. Nos dois últimos Campeonatos Europeus, temos vindo a assistir a uma grande evolução qualitativa no Horseball Espanhol. Grande parte deste crédito deve-se provavelmente ao seu experiente seleccionador, o francês Bertrand Lecréc. Com esta vitória, a equipa espanhola coloca-se muito perto de conquistar um lugar na final, uma vez que, pelo grande nível de Horseball demonstrado no jogo de hoje, será difícil uma da outras equipas do grupo B ganhar-lhe pontos A encerrar este grupo e os jogos de hoje, a Inglaterra venceu a Áustria por 8-7 num jogo disputado , mas com pouca história para contar.

Apesar de Portugal ter ido com uma comitiva reduzida e praticamente sem claque (o que é habitual neste desporto pelas verbas disponíveis reduzidas), estou certo que todos os que ficaram por terras lusas estão com todas as atenções e esperanças viradas para aquela terra da Normandia.

Acreditamos todos na nossa jovem Selecção.

Confira a classificação dos grupos.

X