Uma lufada de ar fresco depois das exibições do ano anterior, a selecção portuguesa de Horseball Sub-16 depois de defrontar os ainda campeões europeus, Portugal tinha pela frente um dos adversários mais difíceis em qualquer competição de horseball: a selecção francesa. A França partia para o jogo com uma ligeira vantagem, já que o empate lhe era suficiente para garantir o acesso à final. Em caso de vitória de uma das equipas, seria essa a finalista frente à forte equipa de Espanha, que tinha garantido o seu lugar no jogo anterior.
Como sempre, os franceses entraram bastante fortes no jogo, com a equipa portuguesa a procurar aguentar o seu caudal ofensivo. Apesar do esforço, é a França quem marca primeiro e ainda bastante cedo no jogo. Os jogadores portugueses não tremem e respondem da melhor maneira, com o golo do empate. A primeira parte não vai variar muito na história.
Uma França a apostar forte no ataque, com póneis extremamente rápidos e com os jogadores a aproveitarem bem as suas qualidades técnicas, enquanto Portugal apresenta uma defesa bastante sólida e um bom controlo de bola, para além de conseguir anular o adversário em grande parte das touches.
Cumpridos os primeiros dez minutos de jogo, o marcador indicava um resultado de 5-2 a favor da França.
A determinação dos jogadores lusos era notória durante o intervalo, enquanto os muitos portugueses que vieram apoiar a nossa selecção cantavam o hino nacional. Portugal, Portugal, Portugal, o grito das selecções, marca o arranque para o segundo tempo. A nossa equipa entra mais forte e passa a controlar o jogo. Uma excelente organização defensiva, com muita entre-ajuda entre todos os jogadores, dificulta bastante os ataques gauleses. No ataque, uma boa troca de bola e ocupação dos espaços baralham a defesa francesa. Excelentes jogadas, com bons golos e Portugal aproxima-se no marcador, chegando mesmo ao empate a seis golos.
O jogo estava aberto e o marcador podia funcionar para qualquer equipa. A posse de bola tanto era portuguesa como francesa, mas são os franceses que conseguem chegar ao sétimo golo, marcando novamente pouco depois. Os nossos jogadores não se deixam abater e vão para a frente à procura do golo, mas os remates não encontram as redes da baliza, com mérito para a defesa francesa. No final a vitória sorriu à equipa francesa, com um resultado de 9-6.
Hoje, serão as finais, com o jogo de 5º e 6º lugares a ter lugar às 14 horas locais. Pelas 14h40 Portugal entra em campo para defrontar a Itália, no jogo onde se decidirá quem conquistará a medalha de bronze.
Às 15h20 terá lugar a grande final, disputada entre Espanha e França, as actuais Campeã e Vice-Campeã da Europa.