Um vídeo que mostra um cavalo a ser lavado numa estação de serviço está a circular nas redes sociais. Os autores da publicação criticam a situação, sublinhando que “os químicos e a pressão da água” fazem mal ao animal. O momento foi captado num posto de combustíveis da Prio em Reguengos de Monsaraz e é também verdade que este não é o procedimento mais adequado para dar banho a um animal deste porte.
O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, confirma que os produtos para os carros “não são apropriados para os animais”.
O veterinário esclarece que “os cavalos devem ser lavados com uma mangueira normal com a pressão igual às que existem nas nossas casas”. E acrescenta: “A higienização diária é feita à base da escovagem e, quando é necessária lavagem, deve utilizar-se shampoos apropriados, após os quais são enxutos com utensílios próprios” – que retiram o excesso de água e a pelagem morta do animal.
Jorge Cid lembra também que “uma máquina automática, além de assustar o animal, pode causar danos ao nível da cabeça ou dos olhos”.
Reguengos de Monsaraz – Indivíduos de etnia cigana dão banho a um equídeo num espaço de lavagem para automóveis apesar de os químicos e da pressão da água fazerem mal ao animal. pic.twitter.com/EH1MxDLFAY
— Invictus Portucale (@PT_Invictus) June 29, 2022