Heróis olímpicos imortalizados em Patroni del Vivaro
O Centro Equestre Federal em Pratoni del Vivaro foi criado em 1960 com o objectivo de alojar os Jogos Olímpicos de Roma, e irá agora, passados 47 anos, alojar o Campeonato Europeu de Concurso Completo da Federação Equestre Internacional, de 13 a 16 de Setembro. Este Centro utilizou a história equestre do país para fornecer recordações únicas dos triunfos olímpicos Italianos do passado: cada área é baptizada com o nome de um cavalo que, em tempos, trouxe a glória das vitórias para Itália.
Por exemplo, o picadeiro relvado principal tem o nome de Posillipo, lendário vencedor da medalha de ouro em Saltos de Obstáculos de Raimondo d’Inzeo. É neste picadeiro que terão lugar, em Setembro, as provas de saltos deste Campeonato Europeu.
Ambassador, vencedor da medalha de ouro em 1972 em Munique, de Graziano Mancicelli, deu o nome a outro picadeiro relvado; a principal carrière de Dressage imortaliza o vencedor da medalha de prata de 1956, Merano, também ele de Raimondo d’Inzeo. Outros picadeiros marcam a medalha de bronze de Piero em 1956, assim como as medalhas de bronze e de prata de Uruguay e The Rock, respectivamente, em 1960. O nome de outros picadeiros são Il Traditore, vencedor da medalha de bronze com E. Caffaratti em 1920, e Woodland, vencedor da medalha de prata individual em Munique, em 1972, com Alessandro Argenton. Cento, também vencedor da medalha de prata individual, mas na Antuérpia em 1920, montado por A Valerio, deu o nome a outro picadeiro.
Partes do percurso de cross foram baptizadas com os nomes de cavalos famosos de Concurso Completo: Surbean, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, montado por Mauro Checcoli, e Rossinian, vencedor dos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980 com Euro Federico Roman.
O picadeiro coberto foi baptizado com o nome de Trebecco, o primeiro vencedor Italiano da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, em 1920, com o cavaleiro de saltos Tommaso Lequio di Assaba. Em 1924, este cavalo defendeu o seu título com sucesso, nos Jogos Olímpicos de Paris. O mais jovem descendente de Lequio Assaba, Tommaso Lequio, tem uma ligação dupla a Patroni: a sua mãe, Lucinda, estará a trabalhar no evento e o seu avô materno, Michael Bullen, foi membro da equipa de Concurso Completo em Roma e Tóquio.
Para além disso, os conjuntos de boxes no Centro Equestre foram baptizados com os nomes de cidades acolhedoras de Jogos Olímpicos passados: Roma, Tóquio, México, Munique e Montreal.
A última medalha da Itália em concurso completo foi o bronze por equipas, em 2001, em Pau. Com a oportunidade de ter doze participantes no Campeonato este ano, um privilégio tradicional da nação de acolhimento, irá um cavalo Italiano do século XXI ter o seu nome imortalizado nas instalações do Centro Equestre Federal?