De acordo com a notificação, 2 cavalos apresentaram sinais clínicos da doença. (ver notificação abaixo e mapa de localização do foco).
A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença viral cronica, causada por um vírus da família Retroviridae, género Lentivirus, limitada a equinos, asininos e muares, caracterizada por episódios periódicos de febre, anemia hemolítica, icterícia, depressão, edema e perda de peso. A AIE gera embargos ao trânsito de equídeos, além de interferir nos eventos desportivos equestres, assumindo assim uma relevância económica considerável. O agente é transmitido por picadas de moscas dos estábulos (artrópodes) sendo estes apenas vectores mecânicos. A transmissão é mais comum nas épocas mais quentes do ano e em regiões húmidas e pantanosas. As medidas de controlo para limitar a disseminação do vírus baseiam-se principalmente em testes sorológicos de rotina e na remoção dos animais reagentes do grupo, além da restrição do transporte de animais, do teste dos novos animais a serem introduzidos nos efectivos, do controle da população de vectores e do não compartilhamento de seringas, agulhas e outros utensílios que possam ser veículo de células infectadas. Habitualmente, os animais positivos no teste de IDGA devem ser sacrificados.
A DGAV solicita que sejam sensibilizados os proprietários de equinos e médicos veterinários assistentes, para a vigilância clínica da doença, para o reforço do controlo dos vectores artrópodes (moscas), principais transmissores da doença, e para a importância de reportar à DGAV qualquer suspeita clínica.
Country of origin – SPAIN
Disease – Equine infectious anaemia
Serial number of outbreak (year/number) – 2017/1
Type of outbreak (primary ‘1’ or secondary ‘2’) – 1
Region affected – 05047 CANDELEDA
Traces LVU code – 08008 – Ávila
Latitude – 40.13
Longitude -5.3
Origin of disease : Unknown – investigation continuing
Control measures :
– 51 MOVE TRACNG
– 88 OTHER
– 12 PRT SL IN
Date
Date of confirmation of disease on holding (day/month/year) : 17/07/2017
Number of animals
Number of susceptible animals on holding – equidaes : 32
Number of animals affected on holding – equidaes : 2
Number of animals that have died of the disease on holding
Number of animals killed on holding
Number of carcasses destroyed or rendered
Date of dispatch (day/month/year) : 18/07/2017
Time of dispatch (24-hour clock) : 13:50
Comments :
Método de diagnóstico: Detección de anticuerpos frente al virus de Anemia Infecciosa Equina mediante Inmunodifusión en gel de agar (Test de Coggins).Resultados positivos test ELISA.
Disclaimer: the location of the outbreak is not exact for privacy and protection of data reasons. The coordinates have been reduced to 2 digits after the comma so that the location shown on the map is not the exact location of the holding affected.
Confira o Código da Organização Mundial de Saúde AQUI