ManeioNotícias

Aprovada regulamentação para sistema de identificação de Cavalos

Foi aprovada pela Comissão Europeia (CE) uma nova regulamentação No. 504/2008 de 6 de Junho, com o objectivo de melhorar as condições de saúde e de criar um sistema de identificação melhor e mais claro para cavalos, burros e outros equídeos.

Futuramente, até seis meses após a data de nascimento, todos os equídeos europeus deverão possuir um passaporte. Simultaneamente, quando for feito o pedido do passaporte será colocado um chip electrónico no pescoço do animal.

Para a Comissária Europeia da Saúde, Androulla Vassiliou, «o actual sistema de identificação de cavalos está ultrapassado. Necessita de ser actualizado com novas tecnologias de identificação. A regulamentação adoptada pela CE destina-se a isso mesmo. Cria um melhor sistema de identificação que nos permitirá lutar de uma maneira mais eficaz contra eventuais doenças que venham a afectar estes animais».

As preocupações inerentes a esta medida não se prendem apenas com a saúde dos equídeos. Estão também relacionadas com preocupações de saúde pública.

X