ManeioNotícias

Cavalos à solta no Algarve preocupam GNR

Na madrugada de ontem, a GNR detetou um cavalo a andar à solta na zona da Fuseta. Foi o último caso de uma realidade que está a preocupar cada vez mais a guarda, pois os equídeos podem constituir uma ameaça à segurança da circulação. Na última semana, a GNR já detetou mais de uma dezena de cavalos a andarem livremente junto às estradas da região.

Segundo fonte do Comando Distrital da Guarda, “um equídeo à solta foi detetado na EN125, na zona da Fuseta, cerca das 02h00 de ontem”. Uma patrulha da GNR foi ao local e acabou por intercetar o cavalo. Posteriormente identificou o proprietário do animal.

Estes casos têm merecido cada vez mais atenção por parte das autoridades, principalmente depois da recente colisão entre dois veículos ligeiros e um cavalo, em Évora, que acabou por provocar quatro mortos. Já no passado fim de semana a GNR tinha detetado uma dezena de equídeos, próximo da Estrada Nacional 125, nas zonas de Faro e Olhão. De acordo com a mesma fonte do Comando da Guarda na região, “seis cavalos foram localizados na EN125, junto à Ford, em Faro, na madrugada de domingo”. Na mesma noite, mas antes, tinham sido detetados, no concelho de Olhão, quatro outros cavalos à solta. Em todos os casos, os militares “retiraram os equídeos das estradas”, onde a sua presença era considerada “um perigo potencial”.

A inexistência, na região, de um centro de recolha de equídeos abandonados dificulta o trabalho da GNR nestes casos. Contudo, o CM sabe que os autarcas algarvios, através da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, estão atualmente a desenvolver esforços tendo em vista encontrar uma solução para este problema.

X