ManeioNotícias

Cavalos comunicam com seres humanos

Investigações recentes demonstram que os cavalos entendem naturalmente melhor a comunicação humana do que outros animais domésticos, reagindo a movimentos súbteis dos olhos ou do corpo.

Durante o estudo, investigadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Sussex, experimentaram cinco maneiras diferentes de os cavalos se aproximarem de um balde vazio: colocando em frente ao balde uma placa de madeira listrada como se fosse uma zebra, apontando para o balde, dando pancadas no mesmo, olhando fixamente para o balde e colocando uma pessoa na direcção do balde. Sempre que os cavalos se aproximassem do balde, era colocada uma cenoura no seu interior. No final, os 34 cavalos utilizados na experiência responderam positivamente à placa de madeira e quando alguém apontava para o balde, mas falharam nas restantes situações.

Nas conclusões do estudo, publicadas na mais recente edição da revista “Animal Behaviour”, os investigadores escreveram que “o padrão global de resposta dos cavalos indica que estes utilizaram as pistas que os estimularam mais na hora de escolherem, não compreendendo a informação transmitida pelas pistas”.Leanne Proops, uma das investigadoras envolvida no estudo, explicou ao “Discovery News” que, com algum treino, os cavalos têm capacidade para resolver todos os desafios.

Tudo indica que a forma como o Homem foi domesticando o cavalo terá afectado, em parte, a forma como respondem aos seres humanos.

“Os cavalos são seres altamente sociais, que recorrem muito aos movimentos faciais e do corpo para comunicar entre si”.

X