ManeioNotícias

Como conduzir um cavalo pela mão

Um cavalo bem comportado pode ser conduzido à mão com facilidade, mesmo no meio do trânsito, apesar de não ser uma forma de comportamento natural. O animal tem de aprender a ser conduzido, tal como tem de aprender a saltar. Na sua maioria aprendem quando são jovens, mas tem de estar preparado para a possibilidade dos instintos de fuga se sobreporem ao treino.

É tradicional caminhar-se do lado esquerdo do cavalo, isto porque a maioria das pessoas é dextra e tem mais força no braço direito. Contudo, pratique a condução pelos dois lados, para que o cavalo se habitue. Se o animal estiver habituado a ser conduzido pela esquerda terá de aprender tudo de novo se precisar de o conduzir pela direita.

Condução pelo Cabeção
Caminhe ao lado do ombro do cavalo. Se conduzir pela frente, puxando-o ou a olhar de rente, o animal resistirá.

Segurar uma trela
Segure na trela com uma das mãos a 30-45cm do cabeção, e use a outra mão para a ponta da trela. Terá mais possibilidade de o segurar se o animal der um puxão. Nunca enrole a trela em volta da mão. Se o cavalo puxar, não conseguirá retirar a mão e pode magoar-se gravemente.

Condução pelas Rédeas
As rédeas permitem mais domínio do que a trela. Quando o conduzir pelas rédeas, passe-as por cima da cabeça do animal e segure-as como seguraria a trela. Nunca enrole as rédeas em volta da mão ou do braço.

Condução pela estrada
Use sempre as rédeas quando conduzir um cavalo pela estrada. Caminhe na mesma direcção do trânsito, colocando-se entre o animal e os carros. Isto significa que terá de conduzir o cavalo pelo lado esquerdo. Consigo desse lado, o animal não ficará tão perturbado com o trânsito.

Dar a Volta
1. Sendo um animal grande, de quatro membros, um cavalo precisa de mais espaço para virar. Não pode dar meia-volta como um soldado… Quando virar o cavalo, comece por o segurar e depois afaste-lhe a cabeça, mantendo-se do lado exterior da volta.
2. Quando afastar a cabeça do cavalo, este terá de dobrar o pescoço e não precisará de o forçar.
3. Durante a volta, é inevitável que se coloque um pouco à frente do ombro do cavalo. Quando a volta estiver completa coloque-se novamente na posição correcta.

X