ManeioNotícias

Como se pode ver a idade do cavalo?

O velho ditado «A cavalo dado não se olha ao dente» reflecte o facto de que é possível, examinando os dentes, calcular a idade de um cavalo.

À medida que o cavalo cresce, a aparência dos dentes modifica-se e é fácil estimar a sua idade a partir do comprimento, forma e cor dos incisivos. Poderão ser utilizadas as seguintes indicações:

Ao nascer: A cria recém-nascida tem apenas dois incisivos no maxilar superior e dois no inferior. Estes são dentes de leite e serão mais tarde substituídos pelos dentes definitivos.

Às 4 – 6 semanas: Os maxilares têm mais dois dentes cada. Os primeiros incisivos, ou centrais, estão agora ladeados pelos segundos incisivos, ou laterais.

Aos 6 meses: Há mais dois incisivos em cada maxilar, por fora dos outros. Estes são os terceiros incisivos, ou do canto. O poldro possui agora todos os incisivos: doze ao todo (seis superiores e seis inferiores). Estes são ainda os dentes de leite, temporários. Todos eles têm, na ponta, pequenas cavidades, que desaparecem à medida que os dentes de gastam, e este é dos factores principais na determinação da idade do cavalo.

Ao primeiro ano: Os primeiros incisivos perderam as concavidades – foram gastos até ao ponto em que as mesas são achatadas. Os segundos e terceiros incisivos ainda têm as cavidades.

Ao ano e meio: Os segundos e terceiros incisivos perderam as cavidades e estão gastos e lisos, mas o terceiro incisivo ainda mantém a cavidade.

Aos 2 anos: As cavidades de todos os dentes gastaram-se e as mesas dos incisivos estão achatadas.

Aos dois anos e meio: Os primeiros incisivos de leite foram substituídos pelos dentes definitivos, maiores e com cavidades.

Aos três anos e meio: Os segundos incisivos de leite foram também substituídos e possuem cavidades.

Aos quatro anos e meio: Todos os dentes de leite foram substituídos por dentes definitivos, maiores e com cavidades. Tecnicamente, o cavalo agora é adulto.

Aos 7 anos: Os primeiros incisivos definitivos estão agora achatados com o uso, mas os outros ainda têm cavidades.

Aos 8 anos: Os segundos incisivos definitivos estão também achatados do uso, mas os terceiros ainda têm cavidades.

Aos 9 anos: Todos os incisivos estão agora achatados do uso. Todas as cavidades desapareceram. Os primeiros e segundos incisivos têm uma nova característica: a estrela dentária. Isto é uma pequena linha escura entre o local onde a cavidade costumava estar e a extremidade da frente do dente. É a ponta superior da cavidade, revelada exteriormente pelo desgaste da ponta do dentre. A estrela dentária começa a aparecer aos 6 anos, imperceptivelmente, e apenas nos primeiros incisivos. É agora claramente visível nos primeiros e nos segundos incisivos.

Aos 10 anos: A estrela dentária é agora visível em todos os incisivos.

Aos 13 anos: As pontas dos dentes tornam-se mais arredondadas em parte, e a estrela é agora uma mancha escura centralizada.

Aos 15 anos: O lado exterior dos terceiros incisivos superiores mostra uma ranhura longitudinal que vai da gengiva até cerca de metade do dente. Esta ranhura começou quando o cavalo tinha apenas 10 anos, mas mal se via.

Aos 20 anos: A ranhura do terceiro incisivo superior percorre agora todo o dente.

Aos 25 anos: A ranhura desapareceu da parte superior do dente e é visível apenas na metade inferior.

Aos 30 anos: A ranhura desapareceu completamente.

A partir deste quadro, é óbvio que, em cada idade, há um indicativo pelo qual podemos calcular a idade aproximada do cavalo.

X