Uma égua castanha e uma mula foram roubados das instalações do Canil de S. Francisco de Assis, em Loulé, disse à Lusa a diretora da instituição, São Silva.
A equipa do canil – que acolhe animais abandonados – apresentou queixa às autoridades e está a lançar apelos nas redes sociais e a realizar buscas para encontrar os animais, que estavam a ser tratados.
Segundo a diretora, o roubo ocorreu na semana passada e uma testemunha diz ter visto um grupo a passar na rua com cavalos às 04:00.
A testemunha só se terá apercebido que os animais tinham sido roubados do canil quando na manhã seguinte viu a equipa da instituição à procura dos três animais.
“Tenho esperança de os encontrar”, comentou São Silva, lembrando que esta não foi a primeira vez que cavalos são roubados daquelas instalações.
A égua é o animal que mais preocupa os responsáveis do canil, porque tem uma anca desnivelada e está incapacitada.
O Canil de S. Francisco de Assis tem atualmente oito cavalos, cinco burros, perto de 200 gatos e cerca de 300 cães e os seus registos de atividade revelam um aumento dos animais abandonados.
A título de exemplo, São Silva diz que em Março deste ano o canil tinha a mesma quantidade de cães do que costuma ter em agosto noutros anos.
“Saem dez, entram 100”, comentou a diretora, preocupada com as limitações de espaço e de recursos da instituição.
Qualquer informação sobre os mesmos ou seus paradeiros, pfv contactar;
GNR Loulé ; 289 410 490
GNR Zona Faro; 289 887 603