ManeioNotícias

Etiópia luta contra a Peste Equina Africana

Segundo a Agence France Press, morreram mais de 2000 cavalos na Etiópia (África) devido a um surto de peste equina, o qual já vai no sexto mês.

O Dr. Berhe Gebreegziabher disse no seu último comunicado para a Organização Mundial de Saúde Animal que há ainda 15 focos por resolver.

O comunicado afirma que cerca de 46.500 cavalos, mulas e burros estão susceptíveis ao surto que começou no final de Março. As autoridades já vacinaram cerca de 24.000 cavalos com o intuito de controlar o surto.

A Peste Equina Africana é uma doença endémica em África, tendo-se no entanto estendido ao norte da Europa. Este surto está estritamente relacionado com o Vírus da Língua Azul que afecta ovelhas e gado, que também existe na Europa. Ambas são transmitidas a partir de algumas espécies de mosquitos, e em alguns surtos, 90% dos cavalos morrem. As autoridades inglesas temem que este surto chegue às suas costas, já que isto teria graves consequências económicas na indústria equestre.

A solução não é o abate dos animais infectados, mas sim o estabelecimento de um perímetro de pelo menos 100km em volta das regiões afectadas.

X