A União Europeia, reconhecendo a ameaça causada pela Peste Equina Africana, fez aprovisionamentos de 900.000 doses de vacinas contra a doença. A doença, que pode matar até 90% dos cavalos infectados, tem o potencial para devastar a indústria do cavalo na Europa.
Apesar de a doença estar de momento delimitada em África, existe o risco de se alastrar para a Europa do Norte, incluindo o Reino Unido, com o avanço do aquecimento global. A Peste Equina Africana, uma doença cardíaca e pulmonar severa de cavalos e outros equídeos, é causada por um orbivirus e é transmitida pela picada de um insecto vector, Culicoides spp.
O governo britânico constituiu um grupo de trabalho para a Peste Equina Africana, depois de a Horse Trust ter exposto a sua preocupação.
O grupo de trabalho juntou o governo, cientistas e a indústria equestre para trabalhar num plano de ataque à doença caso atinja a Europa do Norte. A pressão do grupo levou a que o parlamento da União Europeia estabelecesse um banco de vacinas Europeu com um armazém de 100.000 doses para cada uma das nove mutações desta doença.
“O armazém de vacinas é um passo vital que irá permitir à União Europeia uma resposta rápida a uma epidemia e delimitar a propagação desta terrível doença”, concluiu Paul Jepson, responsável pelo grupo de trabalho.