A Federação Equestre Internacional (FEI) anunciou os tempos detecção de Aceponato de Metilprednisolona (anti-inflamatório), um tratamento de primeira linha, para claudicações do cavalo de desporto.
Os resultados dos estudos recentemente finalizados sobre o uso intra-articular de Aceponato de Metilprednisolona, mostram que os tempos de detecção variam, de 28 dias para doses de 200mg e de 14 dias para doses de 100mg.
A FEI reconhece que para reduzir o nível de doping e as infracções, os medicamentos devem conter um elemento de orientação e informação.
Com este objectivo há que produzir um maior esforço para proporcionar os tempos de detecção para substâncias que são de uso comum. O tempo de detecção é o tempo necessário para que uma substância administrada a um cavalo passe a estar abaixo de um nível que a FEI consideraria como uma análise positiva.
É muito importante ter em conta que os tempos de detecção podem variar dependendo das doses e do número de locais que foram injectados. Tenha em conta que o tempo de detecção não é o mesmo que o tempo de espera. O tempo de espera deve ser determinado pelo médico veterinário, e é provável que se baseia no tempo de detecção mas com uma margem de segurança adequada, para permitir a variação individual.