Segundo o press release recebido de La Baule, foi detectado um surto de gripe equina em dois Haras na Normandia. Um cavalo suspeito de ter contraído a gripe que participou no internacional de Le Touquet, apresentou febre febre e os primeiros sintomas da gripe, foi obrigado abandonar o local do concurso para não contagiar os restantes cavalos que participaram no evento.
Os cerca de 27 cavalos que participaram nas provas em Le Touquet, estavam inscritos no CSIO 5* de La Baule, França. Apesar do reduzido risco de contágio, a comissão veterinária de La Baule decidiu que os cavalos que saltaram em Le Touquet fossem agrupados e estabulados nos mesmos pavilhões, a fim de serem avaliados mais facilmente.
Todos os cavalos inscritos nas provas do CSIO 5* La Baule terão a temperatura monitorizada diariamente. Se um cavalo apresentar febre, será imediatamente isolado e retirado da competição.
Do lado francês e apesar do baixo risco de contágio, Pascal Dubois, Diretor Técnico decidiu aplicar as máximas precauções neste ano olímpico.
Assim, os quatro cavalos da equipa francesa inicialmente inscritos na Taça das Nações não vão saltar na hoje, sexta-feira: Mylord Carthago*HN (Pénélope Leprevost), Lord de Theize (Olivier Guillon), Nippon d'Elle (Roger-Yves Bost), Napoli du Ry (Simon Delestre).
A seleção francesa será composta por :
– Simon Delestre e Valentino Velvet
– Marc Dillasser e Obiwan de Pilière
– Jérôme Hurel e Ohm de Ponthual
– Pénélope Leprevost e Topinambour