Poderá a planta de jardim Menta ter um lugar no combate à laminite (aguamento)?
Investigadores britânicos estão a conduzir estudos de modo a descobrirem se os agentes presentes na planta poderão ser úteis no tratamento da debilitante e dolorosa doença dos cascos.
A investigação está a ser custeada por um fundo na Grã-Bretanha (Horse Trust), e é dirigida pela professora Sue Fleetwood-Walker, da escola de medicina veterinária da Universidade de Edimburgo.
Os cientistas ainda não compreenderam todo o mecanismo que causa a laminite, que nos casos mais graves, significa a eutanásia do cavalo. Os produtos feitos à base de Menta já são usados há muito tempo para aliviar dores, estando disponíveis em muitas ervanárias em forma de bálsamos e óleos. A medicina Grega e Chinesa estavam a par das propriedades analgésicas da menta.
Uma anterior pesquisa da professora Sue Fleetwood-Walker na universidade, descobriu que os químicos refrescantes que possuem as mesmas propriedades que o óleo de menta, possuíam poderosos efeitos analgésicos quando aplicados em pequenas doses sobre a pele.
Era provável que os compostos tivessem um mínimo de efeitos tóxicos, quando aplicados externamente, sendo ideais para pacientes com dores crónicas nos quais os analgésicos convencionais eram ineficazes.
O óleo de menta e compostos químicos relacionados, agem a partir de um receptor recentemente descoberto – a proteína capaz de ligar estes químicos – encontrado numa pequena percentagem de células nervosas na pele humana.
Quando o receptor é activado pelos químicos refrescantes ou temperaturas baixas, impede que mensagens de dor sigam da área afectada até ao cérebro.
Notas: A menta cresce bem em solos húmidos. Nativa da Europa meridional, foi propagada pelos Romanos. Faz parte da culinária norte-africana e oriental, indiana, chinesa e indochinesa. Na França, a menta era utilizada principalmente nas infusões, misturada no chá e na forma de xaropes. A essência desta planta contem mentol, utilizado em pastilhas, creme dental, licores, perfumes, etc. Na fito-terapia a menta é considerada como anti espasmódico e anti nevrálgico.