Lançado na Grã Bretanha, um novo teste de diagnóstico que permite aos criadores a possibilidade de eliminarem o Sindrome de Imunodeficiência em poldros.
O Síndrome de Imunodeficiência em poldros, um problema genético que causa anemia e infecções em poldros, resulta normalmente na morte do recém-nascido.
O teste ADN, lançado em 1 de Fevereiro na Grã Bretanha, foi o resultado de 10 anos de investigação pela Animal Health Trust da Universidade de Liverpool e custa apenas 45€.
Este meio de diagnóstico não só identifica os poldros portadores, mas como assinala também os poldros adultos portadores do síndrome. Poldros diagnosticados com esta condição serão excluídos com reprodutores.
Proprietários e criadores que pretendam saber o status genético dos seus poldros, podem com uma amostra de pelos da cauda ou crinas retirados pelo médico-veterinário, enviar as amostras para a Animal Health Trust da Universidade de Liverpool. Os resultados são obtidos em 3 dias.
A equipa que desenvolveu este teste de ADN, foi liderada pela Dra. June Swinburge e o Prefossor Stuart Carter da Universidade Liverpool. Ambos os investigadores acreditam que, com este meio de diagnóstico, será passível erradicar o Síndrome de Imunodeficiência em poldros.
Segundo a Dra. June Swinburge, “Este teste de ADN dá aos proprietários e criadores a possibilidade de combater esta doença. Permite decidir quais os poldros que serão utilizados como reprodutores”.