Um nutricionista está a avaliar a ração dos garanhões da Escola de Equitação Espanhola, cujos espectáculos são um dos grandes polos de atracção turística em Viena de Áustria, após ter-se constatado que os Lippizaners tendem a aumentar de peso durante o Inverno.
“Os nossos cavalos têm de emagrecer”, afirmou hoje a directora Elisabeth Guertler, à agência Associated Press, referindo que os cavalos aumentaram alguns quilos.
Parte do problema, parece estar relacionado com a comida que lhes é oferecida pelos visitantes nos estábulos.
O peso médio de um Lipizzaner é de 520 quilogramas. A responsável da escola indicou que o peso dos cavalos passará a ser controlado duas vezes por ano.
LIPPIZANERS FORAM CRIADOS PELOS HABSBURGOS
Os Lippizaners são habitualmente exibidos em espectáculos, onde a destreza dos movimentos é associada à cadência musical, na Escola de Equitação de Inverno, construída entre 1729 e 1735 no centro de Viena de Áustria.
Os Lippizaners, cujo nome provém de uma localidade da actual Eslovénia, resulta de um cruzamento com cavalos trazidos de Espanha pelos Habsburgos no século XVI.
Originalmente os espectáculos eram reservados a pessoas próximas da corte austro-húngara, mas após a queda do império, em 1918, a escola passou a levar a cabo performances regulares para o público em geral.
Os espectáculos destes cavalos de alta escola são também apresentados em digressões mundiais.