O aumento alarmante de casos de gurma na Grã Bretanha, resultou num esforço conjunto da British Horse Society e do Animal Health Trust, que vão tentar angariar cerca de 250 mil libras para investigação e tratamento da doença.
A gurma é uma doença altamente contagiosa que afecta todo o tipo de cavalos. Trata-se de uma doença infecciosa do tracto respiratório superior, caracterizada pela formação de abcessos na região da garganta, corrimento nasal, febres elevadas e depressão geral. Esta doença tem uma grande importância económica pois, uma vez diagnosticada, implica o isolamento dos animais afectados com restrições do movimento de todos os cavalos mantidos na mesma propriedade.
A gurma é causada por uma bactéria designada Streptococus equi. Esta doença é exclusiva da espécie equina e encontra-se espalhada por todo o mundo. Apesar de poder afectar qualquer tipo de cavalo, os poldros até aos cinco anos, são mais susceptíveis à doença. O contágio ocorre por contacto directo ou contaminação ambiental através das secreções respiratórias ou corrimento purulento (pus) de abcessos.
A persistência desta infecção é devida ao facto de existirem cavalos portadores da bactéria, com um aspecto completamente saudável, e que por essa razão são extremamente difíceis de identificar. Cavalos portadores de Streptococus equi libertam a bactéria no meio ambiente tornando-se infecciosos para outros cavalos.