ManeioNotícias

O glúten pode causar distúrbios digestivos no cavalo

Um estudo na Holanda, realizado por investigadores das Universidades de Utrecht e de Amsterdão, revelou que a alergia ao glúten pode ser uma potencial causa de doença intestinal inflamatória crónica em cavalos de desporto. Este estudo foi publicado no Jornal “Veterinary Quarterly”.

A doença intestinal inflamatória crónica tem uma prevalência aumentada em cavalos de desporto. Os sinais clínicos desta doença incluem cólicas intermitentes, perda de peso, fraco desempenho desportivo e anemia. Parece haver uma predominância em cavalos de ensino, contudo as causas exatas para esta ocorrência não eram conhecidas..

No entanto os investigadores identificaram a alergia ao glúten como uma causa potencial. O glúten é um dos componentes principais em muitos cereais, particularmente no trigo, cevada e centeio. Uma fração do glúten é tambem responsável nos humanos pela intolerância ao glúten. Alguns cavalos alimentados com uma ração rica em glúten mostraram uma produção de anticorpos semelhante aos pacientes humanos com intolerância ao glúten.

De modo a testar o potencial papel patogénico do glúten, os investigadores administraram a um cavalo com doença intestinal inflamatória crónica uma dieta livre de glúten durante 6 meses. Os investigadores identificaram uma melhoria quer ao nível das vilosidades intestinais (identificada através de biópsia) quer ao nível dos títulos de anticorpos neste cavalo.

Os investigadores estão presentemente a tentar desenvolver um teste de diagnóstico para a sensibilidade ao glúten em cavalos através de análises ao sangue.

X