Vale bem a pena avaliar a temperatura, pulsações e respiração do seu cavalo, quando este se encontra de perfeita saúde, durante e em várias ocasiões e sob as mesmas condições, anotando os dados na sua ficha. Ao fazê-lo tenha em conta que quando em descanso as pulsações variam de animal para animal e dependem da idade da raça e da sua raça e da sua forma física.
A pulsação dum cavalo em descanso pode ser difícil de detectar. Pratique medir as pulsações depois do cavalo trabalhar, altura em que são mais fáceis de sentir.
O local onde melhor se sente o pulso é onde a artéria facial passa sob o maxilar inferior esquerdo (ver imagem).
Assegure-se de que o cavalo mantém a cabeça quieta e passe 2 ou 3 dedos ao longo da parte inferior e ossuda do maxilar. A artéria sente-se como uma estrutura tubular que, ao ser pressionada suavemente lhe permite sentir o pulso. Conte o número de pulsações durante 15 segundos e multiplique-as por quatro para calcular o número de pulsações por minuto.
O número de pulsações dum cavalo saudável em descanso varia entre as 35 e as 42; no entanto um cavalo em galope de corrida pode ultrapassar as 200 pulsações p/minuto.
Podemos também sentir as pulsações na parte interior do membro anterior mesmo abaixo do codilho, de ambos os lados da parte posterior da quartela e de cada lado da parte inferior da cauda.