ManeioNotícias

Suplemento vitaminico responsável pela morte de 21 cavalos

Um suplemento vitamínico mal doseado poderá ter originado a morte de 21 cavalos de polo da equipa venezuelana que se encontrava na Florida para participar num conceituado torneio.

Jennifer Beckett, chefe de operações no laboratório Franck's Pharmacy, que preparou o suplemento vitamínico ministrado aos cavalos, indicou que um inquérito interno revelou um erro na dosagem do suplemento.

“A pedido de um veterinário, a Franck's Pharmacy reproduziu a preparação que foi administrada aos 21 cavalos” da equipa venezuelana, adiantou Beckett em comunicado enviado à Huliq News.

“Um ingrediente da preparação estava mal doseado”, indicou a porta-voz do laboratório, que não precisa de que substância se tratou.

Fontes ligadas ao inquérito afirmaram aos meios de comunicação de Miami que um veterinário da equipa de pólo de Caracas solicitou ao laboratório que lhe preparasse um suplemento vitamínico semelhante ao Biodyl, utilizado para aumentar a performance dos equídeos mas que é proibido nos Estados Unidos.

A equipa de pólo de Caracas deveria ter participado domingo passado no open de pólo dos Estados Unidos, que se disputa em Wellington, 100 quilómetros a norte de Miami (Florida), mas aquele conceituado torneio foi suspenso devido à morte dos cavalos da equipa venezuelana, que foram morrendo um após outro.

Os cavalos da equipa Lechuza Caracas, do empresário Victor Vargas, valiam cerca de 100 mil dólares cada um (cerca de 75.000 mil euros).

X