ManeioNotícias

Vereador pede proibição de abate de cavalos…

Através de requerimentos aprovados pela Câmara de Mourão no Brasil, o vereador Isidoro Moraes, (PP) tem reivindicado perante o governo, a proibição do abate de cavalos dentro do Estado. Segundo ele, existem matadouros que abatem esses animais, o que indirectamente é um incentivo ao roubo, principalmente nas pequenas propriedades rurais.

«Eu não conheço no país um imóvel rural que crie cavalos para abate. Não criando para abate o roubo é incentivado, porque o cavalo é um animal dócil e fácil de levar», analisa o vereador. Segundo ele, a resposta do governo à sua reivindicação é que a actividade dos matadouros é amparada pela lei federal. «Agora quero saber que lei vai amparar o produtor rural que tem um animal para o trabalho e esse animal é roubado para ser abatido», questiona o vereador, que também é proprietário rural e já foi «visitado» por ladrões de cavalos.

«Animais que às vezes para nós, valem mais do que um automóvel, para esses larápios não valem mais do que 300/400 reais (100/150€). Não é pelo dinheiro, é pela estima que temos pelo o animal», argumenta.

X