«Medina Spirit» de 3 anos, vencedor do Derby de Kentucky deste ano, morreu inesperadamente na segunda-feira (06), após completar um treino no Hipódromo Santa Anita em Arcadia, California.
Segundo um comunicado da California Horse Racing Board (CHRB), «Medina Spirit» teve morte súbita. O seu jóqué saiu ileso do incidente.
O corpo de Medina Spirit foi enviado para o laboratório da UC Davis em San Bernardino na segunda-feira, enquanto as amostras de tecido, sangue e urina foram enviadas para o Laboratório Maddy no campus principal da UC Davis. A necrópsia receberá atenção redobrada, incluindo amostras adicionais enviadas para laboratórios fora da Califórnia, de acordo com Jeff Blea, diretor do departamento de Medicina Equina do CHRB.
Embora seja provável que o diagnóstico inicial esteja correto, não é uma certeza. Um estudo em 2011 de mortes súbitas em quase 300 cavalos mostrou que a causa de morte foi definitivamente determinada em 53% dos casos, e presumida em mais 25% de casos. Dos 53% casos de morte súbita definitivamente diagnosticados, a causa cardiovascular ou cardiopulmonar ocorreu em 56% das vezes.
Medina Spirit venceu cinco de 10 corridas ao longo da sua carreira desportiva, incluindo o Grau 1 Awesome Again e claro o Kentucky Derby. A sua última corrida foi na Breeders ‘Cup Classic contra cavalos mais velhos. Este cavalo de corridas ganhou mais de US $ 3,5 milhões.