A Academia Equestre João Cardiga aderiu ao modelo energético do futuro e passou a produzir localmente energia de fonte renovável.
O novo modelo de funcionamento privilegia a utilização sustentável dos recursos naturais. “Temos a responsabilidade de ser exemplo de boa prática porque trabalhamos com muitos jovens que devem familiarizar-se com correctos ensinamentos para se melhorar o futuro”, afirma João Cardiga, director do Centro Hípico, localizado em Barcarena-Oeiras.
As principais componentes do novo sistema são a água e a energia. “Implementámos novas medidas de relação com as fontes de vida que são a água e a energia”, explica João Cardiga.
A Academia passou a produzir localmente energia, de fonte renovável, gerando poupanças no consumo e redução de custos na factura energética.
Em relação à utilização da água, funciona agora um sistema de reciclagem, para que a água gerada pela lavagem dos cavalos seja utilizada na rega dos picadeiros.
Estas medidas de correcta utilização da energia e da água vêm aumentar uma aposta numa política de sustentabilidade ambiental.
Com a instalação de uma unidade de microgeração de energia, a Academia reduziu em 50% os custos em electricidade e evita 2,8 Toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera.
Os trabalhos na área da energia foram assegurados pela empresa SELF ENERGY, que actua no mercado com o objectivo de criar unidades de produção local de energia e aplicar soluções de eficiência energética nos edifícios, com recurso a tecnologias inovadores de fonte renovável.