ManeioNacionalNotícias

Alimentos Concentrados

Há uma grande variedade de alimentos concentrados no mercado. Incluem misturas de marca, podem ser soltas ou em granulados, e cereais. As misturas comerciais fornecem um equilíbrio de nutrientes que não conseguirá com uma mistura caseira. Os conentrados não são uma alimentação natural para o cavalo mas fornecem-lhe energia e variedade. Não se ponha a adivinhar o que dar ao animal. Não faça medidas à pá porque alimentos diferentes têm pesos diferentes. Muitos deles também têm um volume variável por unidade de peso, conforme os lotes.

DIFERENTES ALIMENTOS

FARELO: Use-o para dar volume e não como fonte de nutrição. Não ser para animais em crescimento porque tem muito fósforo e é franco em cálcio.

GRANULADO: Há granulados diferentes para animais diferentes, tal como para póneis e cavalos de corrida. Compre o tipo apropriado para o seu cavalo.

MISTURA VARIADA: Parece mais apetitosa do que os granulados mas não é essa a sua principal vantagem. Leva mais tempo a comer, o que é melhor para a digestão do cavalo.

GRANULADO DE LUZERNA: Mesmo sob esta forma, a luzerna contêm boas concentrações das vitaminas e minerais das ervas. É especialmente valiosa elo seu conteúdo em cálcio e fibras.

FLOCOS DE MILHO: Um bom alimento, por vezes ainda mais processado de modo a não deixar os animais excitáveis. A concentração nutricional é diminuída, passando a fornecer menos energia.

AVEIA: A sua popularidade deve-se aos descuidos na dosagem não causarem grandes diferenças nutricionais devido ao baixo valor energético. Não é um alimento natural para os cavalos.

CEVADA: Frequentemente subestimada, mas com um alto valor energético. Cuidado, porque uma pequena alteração na dose dada ao cavalo pode ter significativas consequências nutricionais.

X