ManeioNacionalNotícias

Como Alimentar um Cavalo ?

Os cavalos são animais de pasto. Cortam as ervas com os incisivos e mastigam-nas com os molares, produzindo saliva enquanto mastigam.
A comida é misturada com a saliva e engolida, para passar para o estômago. Este está preparado apenas para pequenas quantidades de comida, o que significa que um cavalo sujeito a exercícios extenuantes pode não conseguir comer a palha ou o feno suficientes para repor as energias perdidas. Este problema pode ser ultrapassado com pequenas doses de alimentos «concentrados». Os concentrados fornecem mais energia por unidade de volume do que a erva ou o feno.

Regras de Alimentação

As mudanças de alimentação devem ser graduais.
• Motivos: Permite o ajuste do sistema digestivo. Aplica-se a novos fornecimentos de feno ou novas marcas de alimentos, bem como a mudança no tipo de alimentos.

Nunca aumento a dose de comida, numa antecipação ao trabalho que o cavalo irá fazer.
• Motivos: Alimente-o com concentrados porque o animal perdeu peso e não porque irá ter mais trabalho no futuro. Um desequilíbrio entre a alimentação e o trabalho pode levar a azoturia* ou linfangite**. Reduza a comida antes de reduzir o trabalho e não depois.

Use apenas alimentos de boa qualidade.
• Motivos: A qualidade dos concentrados mede-se pela sua limpeza. Se estiverem escuros ou sujos, o seu valor alimentar é baixo.

O cavalo de ter acesso a alimentos fibrosos durante a maior parte do dia.
• Motivos: O sistema digestivo do cavalo está preparado para lidar com quantidades quase continuas de fibras não digeríveis. O estômago não está preparado para grandes refeições.

Meça o alimento pelo peso e não pelo volume.
• Motivos: O volume dos alimentos é variável para um dado peso, pelo que uma medida de um alimento não tem o mesmo peso que uma medida de outro alimento. Cada tipo de alimento também varia de volume, por um dado peso, por cada novo fornecimento que comprar.

Não perturbe um cavalo, nem o ponha a trabalhar logo depois de se ter alimentado, nem o alimente logo depois de ter trabalhado.
• Motivos: O fornecimento de sangue aos músculos aumenta durante o trabalho e o do sistema digestivo diminui, levando a digestões deficientes.

Dê-lhe pequenas doses de concentrados sempre às mesmas horas do dia.
• Motivos: Isso distribuiu de um modo regular o esforço do sistema digestivo, reduzindo o risco de cólicas. Alimente-o a intervalos regulares e não apenas quando lhe for mais conveniente.

Deixe-o ter água limpa sempre à disposição.
• Motivos: O feno e os concentrados são mais secos do que as ervas. Devem ser misturados com água, no estômago.

• *Azoturia: danos nos músculos por altos níveis de ácido láctico. O cavalo fica repentinamente rígido e sem vontade de se mexer. A urina pode ser vermelha escura. Os músculos do dorso e membros posteriores podem inchar e ficar duros.
• * Linfangite: danos nos tubos linfáticos que drenam os fluidos dos tecidos.

X