A beleza das imagens que o cavalo proporciona e a forma pedagógica e apelativa como os temas são tratados constituem este fantástico programa “TRÊS ANDAMENTOS”, duma série de 5 programas sobre o cavalo e toda a actividade envolvente. Este programa divulga as principais coudelarias do nosso país, aborda temas que têm a ver com a criação e maneio do cavalo. Revela as questões ligadas à equitação e mostra as principais raças de cavalos existentes em Portugal, com particular destaque para o Lusitano.
No 1º Programa, que estreou este domingo na RTP 2, destacou-se a Coudelaria de Alter, o Mestre Luís Valença que falou sobre equitação e mostrou como cavaleiro e cavalo evoluem numa arte e acabam por ser um só. O Arquitecto Arsénio Cordeiro salientou a evolução do cavalo lusitano e foram ainda abordados outros temas e curiosidades.
O Puro Sangue Lusitano é uma raça de cavalos com origem em Portugal. Os seus antepassados são comuns aos da raça Sorraia e Árabe. Essas duas raças formam os denominados cavalos ibéricos, que evoluíram a partir de cavalos primitivos existentes na Península Ibérica dos quais, se supõe, descender directamente o pequeno grupo da raça Sorraia ainda existente.
O Puro Sangue Lusitano apresenta aptidão natural para alta escola e exercícios de ares altos, uma vez que põe os posteriores debaixo da massa com grande facilidade.
Assim, o Lusitano revela-se não só no toureio e equitação clássica, mas também nas disciplinas equestres federadas como dressage, obstáculos, atrelagem e, em especial, equitação de trabalho.
O programa “Três Andamentos” vai para o ar aos domingos pelas 19 horas na RTP 2.